17/03/2015

Patrício, Missionário da Irlanda


Hoje nosso Sínodo comemora Patrício, Missionário da Irlanda. Não, não se trata apenas de um dia para trevos, duendes (leprechauns) ou bife enlatado e repolho. É um dia para agradecer a Deus por um vigoroso confessor! Patrício, nascido por volta de 389 na atual Grã-Bretanha e levado cativo para a Irlanda ainda jovem, escapou do cativeiro, mas acabou retornando para a terra de seu cativeiro para pregar o Deus que Ele viera a conhecer e confessar em suas tribulações. Reflita nestas palavras de sua famosa Confissão:

“Por esta razão não posso me calar, nem seria isto apropriado, diante de tantas dádivas e graças que o Senhor se dignou a me conceder na terra do meu cativeiro; porquanto esta é nossa maneira de retribuir para, depois da correção ou do reconhecimento de Deus, exaltar e confessar suas maravilhas diante de todas as nações que estão debaixo do céu.
Porque não há outro Deus, nunca houve antes, nem haverá no futuro, além de Deus pai não gerado, sem princípio, do qual procede todo o princípio, quem tudo possui, como dizemos; e seu filho Jesus Cristo, que assim como o pai evidentemente sempre existiu, antes do começo dos tempos em espírito ao pai. Criado inefavelmente antes da origem do mundo, e por ele mesmo foram criadas todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele foi feito homem, venceu a morte e foi recebido no céu junto do pai, e foi-lhe dado todo poder absoluto sobre todo nome no céu, na terra e no inferno para que assim toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor e Deus, em quem nós cremos e esperamos que sua vinda breve está, como juiz dos vivos e dos mortos. Este que dará para cada um segundo os seus feitos, e derramou em vós abundantemente o seu Espírito Santo, o dom e a garantia da imortalidade, que tornou os crentes e obedientes em filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo: aquele que confessamos e adoramos, O único Deus na trindade do seu santo nome.”

As palavras de São Patrício estão muito bem incluídas no grande hino chamado de Couraça de São Patrício, a ele atribuído! Você pode lê-lo no hinário LSB (Lutheran Service Book), nº 604, "I Bind Unto Myself Today".

Louvamos a ti, Trindade Santíssima, por teu servo fiel Patrício e toda a hoste de missionários que proclamam ao mundo o verdadeiro Deus e chamam a todos para se deleitarem livremente com a salvação que está em Cristo Jesus. Amém.

-- Tradução de post na página do Facebook da Igreja Luterana - Sínodo Missouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário