13/02/2016

Primeiro Domingo na Quaresma


Rev. Elissandro Ribeiro da Silva

No Primeiro Domingo na Quaresma o texto tradicional é a tentação de nosso Senhor Jesus Cristo pelo diabo no deserto. Tanto a leitura da Epístola, como a leitura do Santíssimo Evangelho, falam da Palavra como defesa. É importante destacarmos o fato que Jesus não é nosso exemplo, mas sim que Jesus é o nosso Salvador. E como isto pode ser aplicado neste texto? Podemos enfatizar a resposta de Jesus ao diabo, mas devemos enfatizar o Cristo que por nós enfrentou o diabo a fim de nos salvar.
 
No Catecismo Maior de Lutero, no Prefácio, temos um conselho precioso sobre a Palavra. Sem deixar de lado o fato mais importante da tentação de Jesus Cristo, que a sua tentação foi em nosso lugar; olhemos para a sua orientação em relação a Palavra de Deus:

"Além do que é um auxílio sobremodo poderoso contra o diabo, o mundo, a carne e todos os maus pensamentos ocupar-se com a Palavra de Deus, dela falar e sobre ela meditar. Razão por que o primeiro salmo chama de bem aventurado aqueles que 'meditam de dia e de noite na Lei de Deus'. Por certo não lograrás com nenhum incenso, ou outra aromatização algo mais poderoso contra o diabo do que se ocupares com os mandamentos e as palavras de Deus, sobre eles falares, cantares e meditares. Isso, com certeza, é água e o sinal da cruz verdadeiros, de que o diabo foge e por que se pode espantá-lo. Ora, sem dúvida já apenas por isso deverias prazerosamente ler, recitar, meditar e tratas essas partes, mesmo que nenhum outro fruto e proveito tivesses daí senão o de com isso poderes afugentar o diabo e os maus pensamentos." (Catecismo Maior, 10-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário