21/12/2016

Próprios para o dia de São Tomé




Introito do dia de São Tomé: Antífona Salmo 31.14; Salmo 89.1,5, 15-16
Quanto a mim, confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus.
Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó SENHOR; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.
Celebram os céus as tuas maravilhas, ó SENHOR, e, na assembléia dos santos, a tua fidelidade.
Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
Em teu nome, de contínuo se alegra e na tua justiça se exalta,
Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no princípio, agora é e por todo o sempre há de ser. Amém.
Quanto a mim, confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus.

Coleta do dia de São Tomé
Todo-Poderoso e eterno Deus, que fortaleceste ao teu apóstolo Tomé com fé firme e certa na ressurreição de Teu Filho, concede-nos tal fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus, para que nunca sejamos achados em falta na tua presença; através de Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.




Leituras Bíblicas do Antigo Testamento/ Gradual/ Epístola/ Aleluia/ Verso do dia de São Tomé
Antigo Testamento: Juízes 6.36-40
36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste, / 37 eis que eu porei uma
porção de lã na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste. / 38 E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água. / 39 Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã; que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho. / 40 E Deus assim o fez naquela noite, pois só a lã estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho.

Gradual (Romanos 10.15b, Isaías 52.7-b, Romanos 10.18b)
Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!
Trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação!
A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro
As suas palavras alcançaram a terra toda.

Epístola: Efésios 4.7,11-16
 7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Tríplice Aleluia e verso:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Aleluia. Bem-aventurados os que não viram e creram. Aleluia.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20.24-29
Glórias a ti Senhor,
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. / 25 Disseram-lhe,
então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. / 26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! / 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. / 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! / 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Glórias a Ti, ó Cristo



Nenhum comentário:

Postar um comentário