14/06/2013

O Profeta Eliseu recusa os presentes de Naamã (2 Reis 5.15-19)

“Eliseu recusa os presentes de Naamã” (c. 1655), de Abraham van Dijck (c. 1635-1680)
2 Reis - Capítulo 5

15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.
16 Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.
17 Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
19 Eliseu lhe disse: Vai em paz.

Bíblia Sagrada - Versão Almeida Revista e Atualizada (SBB)

COMENTÁRIOS BÍBLICOS

COMENTÁRIO DE DONALD J. WISEMAN:

15-16. As atitudes de Naamã são enfatizadas. Quando sua carne foi restaurada (“se tomou”, v. 14), ele assim também o fez (v. 15). Isto não se configura uma evidência de que o culto sírio a Baal-Shamaim em Damasco já fosse monoteísta, embora a confissão de Naamã possa simplesmente estar reconhecendo que o Senhor Deus Jave é universal. A recusa de Eliseu em aceitar um presente ou “sinal de gratidão” (NEB; hebraico b‘ râkâ, “bênção”) contrasta com a dos falsos profetas e a de Geazi (v. 22-23).

17. A carga de terra era para preparar o fundamento para um “lugar sagrado” no qual poderia ser erigido um altar, e não porque o Senhor Deus apenas poderia ser adorado em solo israelita. O conhecimento que, até então, Naamã tinha de Deus era débil.

18. Eliseu não o repreende, pois sua posição era de oficial do rei. O termo hebraico para “apoiar a mão” não implica em suporte físico, mas em que ele era “o homem da mão direita” do rei (cf. 2Rs 7.2,17). Para Rimon, veja em I Reis 15.18, onde é feita uma referência ao oferecimento de presentes. [I Reis 15.18: Tabrimon significa ‘bom é Rimmon’, o ‘deus-trovoador’, um título de Baal.]

19. A relação de Naamã com Eliseu está expressa em linguagem diplomática. "Vá em paz” não é um simples “adeus” (NEB), mas o reconhecimento de que o receptor numa relação de aliança com o orador e seu deus. Da mesma forma, “está tudo bem?” (v. 21, hªsãlôm) geralmente indica a reabertura de negociações (2Rs 9.17-19).

20. O ato de Geazi rompeu o relacionamento ao buscar o próprio enriquecimento. Suas atitudes: avareza (v. 22), fraude (v. 23-25) e a depreciação de superiores (v. 20, "aquele arameu”). Além disso, jurou dolosamente pelo Senhor (v. 20, diferentemente de Eliseu, v. 16), e encobriu este fato sendo, justamente, punido (Lv 19.12; At 5.2-3). Naamã mostrava-se mais fiel ao seu novo Senhor do que Geazi ao seu. 


Fonte: WISEMAN, Donald J. 1 e 2 Reis: Introdução e Comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 183.

9 comentários:

  1. Eu quero saber porque Eliseu recusou o presentes deNai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq ele não é ladrão como os pastores de hoje. O testo é claro?

      Excluir
  2. Porque Elizeu não era mercenário, a Glória é para Deus MT 10,7 de graças recebido de graças dai.

    ResponderExcluir
  3. Pq o presente de Naama estava leproso
    Quem mergulhou no Jordão foi Naama e não a oferta
    E segundo a lei tudo o que o leproso tocava era contaminado
    Porém que tem a presença de Deus com ele valoriza mais a presença do que o presente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo da sua resposta ,pois no livro de Levítico, existe algumas descrições, sobre os leprosos, nem sempre os leprosos contaminavam outras pessoas, a bíblia diz que se una pessoa estivesse leproso ,e a lepra da qual foi adquirida por uma pessoa ,e a lepra tornasse o corpo da pessoa toda branca, a pessoa iria até um sacerdote que a examinaria ,e se o sacerdote constatasse que o corpo da pessoa estivesse todo branco, então essa pessoa era considerado limpo, pois ele já não contaminava mais outra pessoa, era o caso de naamā e Geazi as suas peles tornaram brancas ,e por isso que eles andavam em meio a sociedade

      Excluir
    2. Completando o texto de referência è Levítico 13 verso 17

      Excluir
  4. Gostei muito da resposta e entendi melhor o sentido de não aceitar a oferta

    ResponderExcluir
  5. Porque que Elizeu não recebeu Naamã?

    ResponderExcluir