25/06/2013

Apresentação da Confissão de Augsburgo – 25 de junho

Hoje a Igreja Luterana comemora a apresentação da Confissão de Augsburgo.


A Confissão de Augsburgo (Confessio Augustana), a principal declaração de fé da teologia de Martinho Lutero e dos reformadores luteranos, foi escrita em grande parte por Philip Melanchthon. Na sua essência, ela confessa a justificação de pecadores somente pela graça, somente através da fé, somente por causa de Cristo. Assinada por líderes de muitas cidades e regiões alemãs, a Confissão foi formalmente apresentada ao Sacro Imperador Romano Carlos V, em Augsburgo (Alemanha), em 25 de junho de 1530. Algumas semanas depois, autoridades católico-romanas rejeitaram a Confissão, que Melanchthon defendeu na Apologia da Confissão de Augsburgo (1531). Em 1580, o Confissão de Augsburgo Inalterada foi incluída no Livro de Concórdia.

LEITURAS:

† Salmo 46
† Isaías 55.6-11
† Romanos 10.5-17
† São João 15.1-11

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, Pai celestial, tu preservaste o ensino da Igreja apostólica através da confissão da verdadeira fé em Augsburgo. Continue a lançar os brilhantes raios de tua luz sobre a tua Igreja a fim de que nós, sendo instruídos na doutrina dos bem-aventurados apóstolos, possamos andar na luz da tua verdade e, finalmente, alcançar a luz da vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Imagem: Confissão de Augsburgo, 1530. Gravura em madeira, do século 19, ilustrando príncipes luteranos e representantes de cidades livres imperiais apresentando a Confissão de Augsburgo ao imperador Carlos V na Dieta de Augsburgo, em 25 de junho 1530.

Nenhum comentário:

Postar um comentário