11/06/2013

Festa de São Barnabé, Apóstolo - 11 de junho


Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 42.5-12
† Salmo: Salmo 112 (antífona v. 1)
† Epístola: Atos 11.19-30; 13.1-3
† Santo Evangelho: São Marcos 6.7-13

“José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” (Atos 4.36-37). Assim as Escrituras fazem a primeira menção de São Barnabé.
Este nome dado pelos apóstolos coincide com o que conhecemos de suas ações. Quando Saulo de Tarso (ou Paulo) chegou a Jerusalém depois de sua conversão, a maioria da congregação não queria nada com ele. Eles conheciam Saulo apenas como um perseguidor e inimigo da Igreja de Cristo. Barnabé, porém, de bom grado lhe deu uma segunda chance. Ele o procurou, falou com ele, e o trouxe para conhecer os outros cristãos, dando testemunho dele.
Mais tarde, Paulo e Barnabé saírem juntos em uma viagem missionária, tendo Marcos, o primo de Barnabé, lhes acompanhado. No meio do caminho, Marcos voltou para casa. Quando Paulo e Barnabé estavam prestes a sair em outro viagem, Barnabé propôs que levassem Marcos novamente, mas Paulo foi contra, dizendo que Marcos tinha se mostrado pouco confiável. Barnabé queria dar a Marcos uma segunda chance, e por isso ele e Marcos partiram para uma viagem, enquanto Paulo tomou a Silas e partiram em outra viagem. Aparentemente, Marcos reagiu bem à confiança dada a ele pelo “Filho da Consolação”, já que descobrimos que Paulo mais tarde falou dele como um valioso auxiliar (2 Timóteo 4.11, Colossenses 4.10 e Filemon 24).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, teu servo fiel Barnabé não procurou sua própria fama, mas dedicou generosamente sua vida e propriedade para a consolação dos apóstolos e seus ministérios. Concede que possamos seguir seu exemplo com vidas dedicadas à caridade e à proclamação do Evangelho; através de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário