12/06/2013

Alexandre de Alexandria e o Concílio de Niceia

O APELO À ESCRITURA CONTRA ÁRIO

Antes do Concílio de Niceia, em uma carta encíclica ao episcopado, o bispo Alexandre de Alexandria refuta as teses de Ário mediante a Escritura:

"Quem ouviu, alguma vez, semelhantes coisas? Quem, agora que as ouve, não tapará os ouvidos para impedir que essas ignóbeis palavras cheguem até eles? Quem, ouvindo João dizer: 'No princípio era o Verbo' (Jo 1,1), não condenará os que dizem: 'Houve um tempo em que ele não era'? Quem, ainda, ouvindo estas palavras do Evangelho: 'Filho único de Deus' (Jo 1,18) e 'Tudo foi feito por meio dele' (Jo 1,3), não detestará os que afirmam que o Filho é uma das criaturas? Como pode ele ser igual ao que foi feito por ele? Como pode ser Filho único aquele que elencamos com todas as coisas, na categoria destas? Como viria ele do nada, ao passo que o Pai diz: 'De meu seio, antes da aurora, eu te gerei?' (Sl 109,3)? Como seria ele, em sua substância, diferente do Pai, ele que é a imagem perfeita e o esplendor do Pai (2Cor 4,4; Hb 1,3) e que diz: 'Quem me vê, vê o Pai' (Jo 14,9)? Se o Filho é o Verbo e a Sabedoria do Pai, como teria havido um tempo em que ele não existia? É como se dissessem que houve um tempo em que Deus não tinha Palavra nem Sabedoria. Como está sujeito à transformação e à alteração aquele que diz de si mesmo: 'Eu estou no Pai e o Pai está em mim' (Jo 10,38) e 'Eu e o Pai somos um' (Jo 10,30), e que disse pelo profeta: 'Vede-me; eu sou e não mudo' (Ml 3,6)? Mesmo que se pense que essa palavra pode ser dita pelo próprio Pai, seria agora, no entanto, mais oportuno, julgá-la dita por Cristo, porque, tornado homem, ele não muda, mas, como diz o Apóstolo, "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pela eternidade' (Hb 13,8). Quem os leva a dizer que é por nós que ele foi feito, enquanto São Paulo diz: 'Para ele e por ele todas as coisas existem' (Hb 2,10)? Quanto à sua afirmação blasfema de que o Filho não conhece perfeitamente o Pai, não seria de causar surpresa, pois, uma vez que eles decidiram a combater Cristo, desprezam também as palavras do próprio Senhor que diz: 'Como o Pai me conhece, eu também conheço o Pai' (Jo 10,15)".


Fonte: LIÉBAERT, Jacques. Os Padres da Igreja (séculos I – IV). São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário