12/06/2013

Comemoração do Concílio Ecumênico de Niceia, 325 AD - 12 de junho

"Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia" (1876), de Vasily Surikov (1848-1916)

Hoje nosso Sínodo lembra com ação de graças à Santíssima Trindade, o santo Concílio de Niceia, o primeiro concílio ecumênico.

O primeiro Concílio da Igreja Cristã foi convocado em Niceia (atual İznik, Turquia) no início do verão de 325 pelo imperador romano Constantino, com a presença de bispos cristãos de todas as províncias. O imperador presidiu a abertura do Concílio. O grande tema foi a controvérsia ariana em curso. O Concílio pronunciou-se contra os arianos, que ensinavam que Jesus não era o eterno Filho de Deus, mas criado pelo Pai e chamado de Filho de Deus por causa de sua justiça. Os principais adversários dos arianos eram Alexandre, bispo de Alexandria, e seu diácono, Atanásio. O Concílio confessou a eterna divindade de Jesus e adotou a versão mais antiga do Credo de Niceia, que foi aprovado em sua totalidade no Concílio de Constantinopla em 381.

ORAÇÃO DO DIA: 

Senhor Deus, Pai Celestial, no primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, a tua Igreja corajosamente confessou que crê em um só Senhor Jesus Cristo, como sendo de uma só substância com o Pai. Dai-nos coragem de confessar a fé salvadora com tua Igreja por todos os séculos, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário