25/03/2013

A Ave Maria, por Martinho Lutero

Em 1522, a exemplo de todos os livros de oração da igreja medieval, Martinho Lutero manteve a tradicional Ave Maria no seu Livro de Oração Pessoal, mas deu a ela uma interpretação completamente evangélica, conforme vemos no seu comentário abaixo.
Veja também a história da Ave Maria na igreja cristã e na tradição luterana.

A Ave Maria

     Tome nota disso: ninguém deve colocar a sua confiança ou convicção na Mãe de Deus ou em seus méritos, pois de tal confiança somente Deus é digno e este elevado culto é devido somente a ele. Preferivelmente, louve agradeça a Deus por causa de Maria e da graça que lhe foi dada. Louve-a e ame-a simplesmente como aquela que, sem mérito, obteve tais bênçãos de Deus, por pura misericórdia dele, como ela mesma testemunha no Magnificat [Lc 1.46-55].

     Isto é muito semelhante a quando, por uma visão do céu, do sol e de toda a criação, sou movido a exaltar aquele que criou todas as coisas, trazendo tudo isso em minha oração e louvor, dizendo: Ó Deus, autor da bela e perfeita criação, concede-me... Da mesma forma, a nossa oração deve incluir a Mãe de Deus, como costumamos dizer: Ó Deus, que nobre pessoa tu criaste nela! Que ela seja bendita! E assim por diante. E tu que a honraste tão grandemente, concede também a mim...

     Não permitam que os nossos corações se apeguem a ela, mas que por causa dela penetrem em Cristo e no próprio Deus. Assim, o que a Ave-Maria diz é que toda a glória deve ser dada a Deus, usando estas palavras: “Ave, Maria, cheia de graça. O Senhor é convosco [Lc 1.28]; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus Cristo. Amém”.

     Você vê que estas palavras não tratam de oração, mas simplesmente em dar louvor e honra. Da mesma forma, não há petição nas primeiras palavras do Pai Nosso, mas sim louvor e glorificação de que Deus é nosso Pai e que ele está no céu. Portanto, não devemos fazer da Ave-Maria, nem uma oração, nem uma invocação, porque é inadequado interpretar as palavras além do que elas significam em si mesmas e para além do significado dado a elas pelo Espírito Santo.

     Mas há duas coisas que podemos fazer. Primeiramente, podemos usar a Ave Maria como uma meditação em que recitamos o que a graça que Deus lhe deu. Secundariamente, devemos acrescentar um pedido de que todos possam conhecê-la e respeitá-la [como uma bendita por Deus].

     Em primeiro lugar, ela é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado – algo extraordinariamente grandioso. A graça de Deus encheu-a com tudo de bom e a tornou livre de todo o mal.

     Em segundo lugar, Deus está com ela, o que significa que tudo o que ela fez ou deixou de fazer é divino e ação de Deus nela. Além disso, Deus a guardou e a protegeu de tudo o que poderia ser prejudicial a ela.

     Em terceiro lugar, ela é bendita acima de todas as outras mulheres, não somente porque ela deu à luz sem lida, sofrimento e dano para si mesma, diferente de Eva e todas as outras mulheres, mas pela razão de pelo Espírito Santo e sem pecado, tornou-se fértil, concebeu e deu à luz de maneira a nenhuma outra mulher concedida.

     Em quarto lugar, seu dar à luz é bendito visto que ela foi poupada da maldição sobre todos os filhos de Eva, que são concebidos em pecado [Sl 51.5] e nascem para merecer a morte e condenação. Somente o fruto do seu ventre é bendito, e através deste nascimento todos nós somos abençoados.
Além disso, uma oração ou pedido deve ser acrescentado – nossa oração por todos os que falam mal contra este Fruto e esta Mãe. Mas quem é que fala mal deste Fruto e desta Mãe? Qualquer um que persegue e fala mal contra sua obra, o evangelho e a fé cristã, como os judeus e os papistas estão fazendo agora.

     A conclusão disso é que, no presente, ninguém fala mal dessa Mãe e de seu Fruto, tanto quanto aqueles que a bendizem com muitos rosários e constantemente falam da boca para fora a Ave Maria. Estes, mais do que quaisquer outros, falam mal contra a palavra de Cristo e a fé da pior maneira.
Portanto, repare que esta Mãe e seu Fruto são benditos em duplo modo – corporal e espiritual. Corporal com os lábios e as palavras da Ave-Maria; tais pessoas blasfemam e falar mal dela mais perigosamente. E espiritualmente [alguém bendiz ela] em seu coração ao louvar e render ação de graças pelo seu filho, Cristo – por todas as suas palavras, obras e sofrimentos. E ninguém faz isso senão aquele que tem a verdadeira fé cristã, porque sem esta fé nenhum coração é bom, mas é, por natureza, recheado de fala maligna e blasfêmia contra Deus e todos os santos. Por essa razão, quem não tem fé é aconselhado a abster-se de dizer a Ave Maria e todas as outras orações, porque a tal pessoa se aplicam as palavras: Em pecado se lhe torne a sua oração. [Sl 109.7].

- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja ( Livro de Oração Pessoal, 1522).

Fonte: Pelikan, J. J.; Oswald, H. C.; Lehmann, H. T. (Ed.). Luther's works, vol. 43 : Devotional Writings II. Philadelphia: Fortress Press, 1968. p. 39-41.)

"A Virgem e o Menino" (1845), William Dyce (1806-1864)

Nenhum comentário:

Postar um comentário