26/03/2013

Terça-feira na Semana Santa

"Judas recebendo o pagamento por sua traição" (c. 1304-1306), de Giotto di Bondone (c.1266-1337)

Cor litúrgica: Escarlate ou Roxa

INTROITO:
Salmo 67.1–2, 5–6b, 7; antífona Gálatas 6.14a, Texto litúrgico

Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Nele há salvação, vida e ressurreição dos mortos,
Por ele somos salvos e colocados em liberdade.
Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto;
para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação.
Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
Deus, o nosso Deus, nos abençoa.
Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.
Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Nele há salvação, vida e ressurreição dos mortos,
Por ele somos salvos e colocados em liberdade.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, concede que por tua graça possamos passar por este santo tempo da paixão do Senhor e obtermos o perdão dos nossos pecados; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

LEITURAS:

Antigo Testamento: Jeremias 11.18–20
Salmo: Salmo 54 (antífona. v. 4)
Epístola: 1 Timóteo 6.12–14
Santo Evangelho: S. Marcos 14.1—15.46

GRADUAL:
Salmo 35.13a, 1a, 2b

As minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito,
Contende, SENHOR, com os que contendem comigo e ergue-te em meu auxílio.

TRATO:
Salmo 103.10, 79.8–9

O SENHOR não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.
Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem-se ao nosso encontro as tuas misericórdias, pois estamos sobremodo abatidos.
Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário