25/03/2013

Segunda-feira na Semana Santa


"Festa de Simão, o Fariseu" (entre 1618-1620), de Pierre Paul Rubens (1577-1640)
Cor litúrgica: Escarlate ou Roxa

INTROITO:
Salmo 35.3, 11–12, 22; antífona Salmo 35.1–2

Ó SENHOR Deus, ataca os que me atacam e combate os que me combatem!
Pega o teu escudo e a tua armadura e vem me ajudar.
Pega a tua lança e o teu machado de guerra e luta contra os que me perseguem. Dá-me a certeza de que vais me salvar.
Homens maus testemunham contra mim e me acusam de crimes que não cometi.
O bem que faço eles me pagam com o mal, e por isso estou desesperado.
Mas tu, ó SENHOR Deus, tens visto isso. Então não te cales, Senhor, e não fiques longe de mim!
Ó SENHOR Deus, ataca os que me atacam e combate os que me combatem!
Pega o teu escudo e a tua armadura e vem me ajudar.

ORAÇÃO DO DIA:


Todo-poderoso Deus, concede que, em meio a todas as nossas falhas e deficiências, possamos ser restaurados pelo sofrimento e intercessão de teu unigênito Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

LEITURAS:

Antigo Testamento: Isaías 50.5–10
Salmo: Salmo 36.5–10 (antífona. v. 9)
Epístola: 1 Pedro 2.21–24
Santo Evangelho: S. João 12.1–36 (37–43)

GRADUAL:
Salmo 35.23, 3

Acorda e desperta para me fazeres justiça, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
Empunha a lança e reprime o passo aos meus perseguidores; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

TRATO:
Salmo 103.10, 79.8–9

O SENHOR não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.
Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem-se ao nosso encontro as tuas misericórdias, pois estamos sobremodo abatidos.
Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário