29/03/2013

Sexta-feira Santa

"A Crucificação" (1520), de Lucas Cranach, o velho (1472–1553)

Cor litúrgica: Preta

INTROITO:
Salmo 102.1–2, 12; antífona Isaías 53.4a, 5a, 6a,c

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; 
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; 
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ouve, SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores.
Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.
Tu, porém, SENHOR, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; 
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; 
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, graciosamente mantém esta tua família, por quem nosso Senhor Jesus Cristo aceitou ser traído e entregue nas mãos de homens pecadores para sofrer a morte sobre a cruz; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

LEITURAS:

Antigo Testamento: Isaías 52.13—53.12
Salmo: Salmo 22 (antífona. v. 1) ou Salmo 31 (antífona. v. 1)
Epístola: 2 Coríntios 5.14–21
Santo Evangelho: S. João 18.1—19.42

GRADUAL:
Isaías 53.1,11b

Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.

TRATO:
Salmo 140.1–7, 12–13

Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento,
cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas.
Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide.
Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos.
Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim.
Digo ao SENHOR: tu és o meu Deus; acode, SENHOR, à voz das minhas súplicas.
Ó SENHOR, força da minha salvação, tu me protegeste a cabeça no dia da batalha.
Sei que o SENHOR manterá a causa do oprimido e o direito do necessitado.
Assim, os justos renderão graças ao teu nome; os retos habitarão na tua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário