30/03/2013

A Vigília Pascal

Vigília Pascal na na Redeemer Lutheran Church (Fort Wayne-EUA)
O terceiro e último dia do Tríduo é o Sábado de Aleluia, conhecido desde a antiguidade como a Grande Vigília. Este rito litúrgico consiste de três ofícios: o Ofício da Luz, o Ofício do Santo Batismo e o Ofício da Santa Comunhão.

O primeiro deles é o Ofício da Luz (ou Lucernário). Ocorre uma dramática reversão do Ofício Tenebrae da Sexta-feira Santa. A congregação se reúne na escuridão fora da igreja. A todos são dadas velas apagadas. O pastor que preside a celebração acende uma pequena fogueira, um símbolo da coluna de fogo que guiou o povo de Israel durante a noite (Êxodo 13.21-22). A partir deste fogo, o Círio Pascal, uma vela grande e branca, simbolizando a presença do Senhor ressuscitado, é iluminado. Todos acendem suas velas a partir do Círio Pascal que um carregador leva em seguida para o santuário, colocando-o em sua posição junto ao altar. Todos seguem em lenta procissão para os bancos na igreja escura. Canta-se o Exsultet, uma proclamação pascal ou um hino em louvor ao Cristo ressuscitado.

O Ofício do Santo Batismo é a segunda parte da Vigília Pascal. São lidas várias porções do Antigo Testamento que prefiguram o sacramento do Santo Batismo. O batismo é administrado a crianças e adultos. O clímax da Vigília Pascal é o Ofício da Santa Comunhão. O Círio Pascal é devolvido à sua posição perto do altar. As velas do altar e outras velas outras no santuário são iluminados a partir dele. O pastor que preside a celebração, cumprimenta com a antiga saudação: Aleluia! Cristo ressuscitou! A congregação responde: Ele verdadeiramente ressuscitou! Aleluia! Todos se reúnem para cantar o Gloria in Excelsis, um hino que não havia sido cantado na igreja desde o Último Domingo depois da Epifania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário