30/03/2013

Sábado de Aleluia

"Lamentação" (entre 1304-1306), de Giotto di Bondone (1266–1337)
Cor litúrgica: Preta

SALMODIA:
Salmo 88.1, 6–7, 9b; antífona Salmo 88.3
 
Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte.
Ó SENHOR, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos.
Sobre mim pesa a tua ira; tu me abates com todas as tuas ondas.
Dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR, e te levanto as minhas mãos. 
Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, Criador dos céus e da terra, concede que assim como o corpo crucificado de teu amado Filho foi colocado na tumba e descansou neste santo sábado, da mesma forma possamos aguardar com ele a vinda do terceiro dia e ressuscitar para uma nova vida com Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

LEITURAS:

Antigo Testamento: Daniel 6.1–24
Salmo: Salmo 16 (antífona. v. 10)
Epístola: 1 Pedro 3.17–22
Santo Evangelho: S. Mateus 27.57–66

GRADUAL:
Salmo 18.5, 4.8
 
Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.
Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror.
Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca; dele saíram brasas ardentes.

TRATO:
Salmo 88.1–4
 
Ó SENHOR, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
Chegue à tua presença a minha oração, inclina os ouvidos ao meu clamor.
Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte.
Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário