28/03/2013

A Quinta-feira Santa

Celebração da Santa Ceia na Redeemer Lutheran Church (Fort Wayne-EUA)

A primeira parte do Tríduo começa na noite de Quinta-feira Santa (também chamada de Endoenças), durante a qual os cristãos lembram os acontecimentos que tiveram lugar na noite em que Jesus foi traído. Os evangelhos de S. Mateus, S. Marcos e S. Lucas concentram-se na instituição da Ceia do Senhor (S. Mateus 26.20-30, S. Marcos 14.17-26 e S. Lucas 22.14-35). O evangelho de S. João enfoca os ensinamentos finais de Nosso Senhor aos seus discípulos, pontuado de forma dramática quando Ele lava seus pés (S. João 13-17).
Algumas congregações revivem o ritual do lava-pés nesta noite. No entanto, o verdadeiro clímax do culto da Quinta-feira Santa é a celebração da Ceia do Senhor. Esta noite é o “aniversário” do sacramento e, portanto, um acontecimento memorável, até mesmo nas igrejas que celebram a Santa Comunhão todos os domingos.
Terminado o sacramento, acontece o desnudamento do altar. Os ministros e acólitos removem todos os vasos sagrados, cruzes, livros litúrgicos, velas, alfaias sagradas, paramentos, estandartes e outras ornamentações do altar e arredores. Este antigo ritual é uma reencenação poderosa e dramática da humilhação do Senhor nas mãos dos soldados romanos. Enquanto o altar é desnudado, o Salmo 22 (contendo profecias claras do sofrimento de Cristo) é cantado ou lido. O altar desnudado ou adornado apenas com paramentos pretos, é transformado de mesa da comunhão da Quinta-feira Santa em laje do túmulo da Sexta-feira Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário