19/03/2013

Festa de São José, tutor de Nosso Senhor - 19 de março


"São José conduzindo o menino Jesus" (1670-1675), de Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682)
Cor litúrgica: Branca

Introito: Salmo 89.1,5,15-16; antífona Salmo 128.1
Saltério: Salmo 127 (antífona vers. 1a)
Antigo Testamento: 2 Samuel 7.4-16
Gradual: Salmo 45.6-7b
Epístola: Romanos 4.13-18
† Verso: Mateus 1.24a
Evangelho: S. Mateus 2.13-15, 19-23

Tudo o que sabemos de São José aprendemos com os dois primeiros capítulos de S. Mateus e de S. Lucas. Fora isso, ele é mencionado apenas de passagem (ver S. Lucas 3.23, S. João 1.45, S. João 6.42) como o suposto pai de Jesus de Nazaré.
S. Mateus mostra a compaixão de José por sua prometida esposa: Quando a Virgem Maria lhe revelou sua gravidez, José evitou uma repreensão pública, o que poderia resultar no apedrejamento dela. Em seguida, depois que o Senhor enviou o seu anjo, revelando-se como a causa desta circunstância extraordinária, José submeteu-se à vontade de Deus, assim como fizera sua esposa.
O Pai Celestial graciosamente permitiu que este homem modesto arcasse com a responsabilidade de proteção e provisão para o Verbo Encarnado e a Mãe de Deus (Theotokos). Como poderia José ter imaginado os eventos extraordinários que os aguardava, incluindo as visitas de pastores e magos, assim como a ira de Herodes e posterior fuga para o Egito?
José era um judeu piedoso, descendente de Davi e carpinteiro. (Os Evangelhos usam a palavra grega tekton, que pode ser traduzida como "construtor" ou "arquiteto").
Por causa do silêncio dos evangelhos - e porque Jesus confiou Maria aos cuidados de João - acredita-se que José morreu de morte natural, após a visita a Jerusalém, quando Jesus tinha doze anos (Lucas 2.41-51), mas antes de seu batismo (Mateus 3.13-17), provavelmente em torno de seu trigésimo ano.

Oração do dia
Todo-poderoso Deus, que da família de teu servo Davi fizeste nascer a José para ser o tutor do teu Filho encarnado e o marido de sua mãe, Maria. Concedei-nos a graça de seguir o exemplo deste trabalhador fiel em ouvir teus conselhos e obedecer a teus mandatos; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário