28/01/2013

Preparando-se para a Quaresma durante a Pré-Quaresma


“Cristo no deserto servido pelos anjos” (1680) de Jean-Baptiste de Champaigne (1631-1681
Os dias da Pré-Quaresma estão aí. Os Evangelhos para estes domingos nos ensinam que nossa salvação é um dom, não o resultado de nossos esforços, que é realizado pelo poder da Palavra de Deus, para que pela fé em nosso Jesus, subamos a Jerusalém com ele, tendo nossos olhos abertos para ver que Ele é realmente o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Com esta maravilhosa fundamentação teológica, também lembramos as sábias palavras de Adolf Köberle: “De qualquer forma, até o ascetismo pode ser descrito pela declaração paradoxal: seu exercício não pode dar salvação a ninguém, mas sua negligência pode corromper qualquer um.” [ The Quest for Holiness, pág. 194]

Então, para não cair neste corrompimento, as disciplinas da Quaresma são colocadas diante de nós. Não como ferramentas que devemos usar apenas durante os dias da Quaresma, mas como um treinamento para todos os nossos dias de combate ao velho homem no poder do Espírito Santo, com a alegre cooperação do novo homem.
  • ORAÇÃO - Posso passar mais tempo propositalmente em oração nesta Quaresma? Esta é uma oração que pode ser usada:
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, Verbo eterno do Pai,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, o Verbo por quem todas as coisas foram feitas,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, anunciado pelos profetas em sinais e palavras,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, concebido pelo Espírito Santo
na plenitude do tempo,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, nascido da
Santa Virgem,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, louvado pelos anjos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, adorado pelos pastores,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, adorado pelos magos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, segurado por São Simeão,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, glorificado por Santa Ana,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, obediente a seus pais,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, submetido ao batismo de pecador,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que jejuou no deserto,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que expulsou demônios,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que purificou os leprosos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que deus vista aos cegos e audição aos surdos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que ensinou os preceitos do reino,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que ressuscitou os mortos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que andou sobre as águas e transformando água em vinho,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, exaltado pelos pequeninos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que entrou em sua cidade para ser sacrificado,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que deu seu corpo e sangue para ser comido e bebido,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que orou no jardim das Oliveiras,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, amarrado e escarnecido,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, despido e açoitado,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, inocentemente condenado à morte,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que abriu os braços sobre a cruz para abraçar o mundo,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que conheceu a solidão do nosso exílio e pecado,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que esmagou a morte pela morte,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que verteu água e sangue para salvar o mundo,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que santificou nossas sepulturas repousando numa tumba,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que desceu ao inferno e libertou os cativos,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que ressurgiu vitorioso sobre a morte e pecado,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que apareceu aos discípulos no partir do pão,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que ascendeu triunfante,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que está assentado à mão direita do Pai,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, que vive eternamente para interceder por nós,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, que virá sobre as nuvens de glória para renovar todas as coisas,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, Juiz do último dia,
tem piedade de mim, pecador.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador.
  • ESMOLA - Posso encontrar formas de aumentar meus donativos aos pobres e sofredores deste mundo? Posso crescer na experiência da verdade profunda das palavras de nosso Senhor: “Mais bem-aventurado é dar que receber”? O que posso fazer para concretamente abençoar os pobres neste período de Quaresma tanto em minha própria comunidade local e no mundo?
  • JEJUM - Posso limitar meu consumo de alimentos durante esses dias? Uma tradição do jejum ocidental seria incentivá-lo a comer apenas 1/4 da refeição no café da manhã, um almoço regular, e 1/4 da refeição à noite. Ninguém que tenha uma condição médica que colocaria em risco seu corpo (ou esteja grávida) deveria jejuar desta maneira; mas outros podem encontrar uma lembrança muito frutífera e útil de que “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
  • CONFISSÃO - Antes de entrar na Quaresma, por que não agendar um horário com o pastor para confessar seus pecados e receber o perdão? Esta dádiva maravilhosa é muito subutilizada na Igreja - Lutero afirmava que fora tão abençoado pela confissão, que nunca deixou ninguém privá-lo disso. Infelizmente, temos privado a nós mesmos muitas vezes.

  • COMPROMISSO DE PARTICIPAR DO CULTOS EXTRAS - Assumir um compromisso de estar presente quando a Palavra de Deus é pregada, louvores cantados e seu sacramento distribuído durante os dias da Quaresma. A Quaresma no meio da semana é uma grande bênção quando seguimos a Paixão de nosso Senhor. É a Palavra de Deus que nos transforma, e por isso quanto mais deixamos que a Palavra de Cristo habite ricamente em nós, mais a nossa alegria no Reino irá aumentar.

Estas são apenas algumas considerações para nos preparamos para entrar nos grandes dias da “Fastenzeit” – a Santa Quaresma!

Tradução do artigo "Using Gesimatide to Prepare for Lent" do Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário