27/01/2013

O Tempo da Pré-Quaresma


Proclamação do Santo Evangelho no Domingo da Septuagesima na Redeemer Lutheran Church em Fort Wayne (EUA)

No Ano Eclesiástico Tradicional estamos entrando no tempo da Septuagésima, também conhecido como Pré-Quaresma. Os três solas da Reforma perpassam esta curta época de três domingos: Septuagesima, Sexagesima e Quinquagesima.

Septuagesima é o domingo da Sola Gratia conforme testemunha a parábola dos trabalhadores na vinha no Evangelho de  S. Mateus 20.1-16. Mas “graça” não significa ser livre para chafurdar na lama do pecado! Por isso, a Epístola apontada para este domingo (1 Coríntios 9.24-10.5), adverte-nos para a necessidade de disciplinar nossos corpos. A alegria da graça é que nos torna livres para trabalhar na vinha do Senhor e liberta do inferno da ociosidade!

Sexagésima é o domingo da Sola Scriptura conforme testemunha o Evangelho (S. Lucas 8.4-15) e a Epístola (Hebreus 4.9-13). Se há uma mudança operada em nossas vidas que seja duradoura e saudável, a Palavra de Deus (em todos os sentidos do termo!) é o agente dessa mudança. Isso significa dedicar um tempo diário para ouvir as Escrituras e procurar viver a partir dela, e acima de tudo reunir-se com juntamente com outros na celebração semanal para deixar a Palavra de Deus transformar verdadeiramente nossas vidas enquanto estamos unidos com Cristo.

Quinquagesima é o domingo do Solus Christus em que nós, com os olhos bem abertos para as misericórdias de Deus em Cristo, seguimos o nosso Salvador enquanto ele se dirige a Jerusalém para sofrer, morrer e ressuscitar dos mortos (S. Lucas 18.31-43). Jesus é nosso Senhor Vitorioso e gracioso Substituto.

O objetivo da Pré-Quaresma ou Tempo da Septuagésima é nos preparar para a grande jornada para a Páscoa, a qual chamamos de Quaresma. A Quaresma em si nos lembra de quantas vezes deixamos de viver a partir da novidade de vida que o Senhor nos concedeu nas águas batismais e nos convida para aquela vida de morte para pecado e ressurreição com nosso vitorioso Salvador. Arrependimento não tem a ver apenas com “sentir pena”, mas com “ter uma mente nova”, aprender a ver as coisas do ponto de vista do Senhor e viver a partir disso.

Então, onde você estiver, oramos para que você passe as próximas três semanas se preparando para uma Quaresma abençoada e feliz! Que o tempo que você investe com o seu Senhor Jesus nas semanas por vir realmente lhe tragam alegria, renovação e crescimento na união com Ele, que na cruz do Calvário conquistou o perdão por todos os nossos pecados e por sua vitoriosa ressurreição escancarou a sepultura!

Tradução e adaptação de artigo "Gesimatide" do Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário