02/01/2013

Festa da Circuncisão e Nome de Jesus - 1º de janeiro

“Adoração do Nome de Jesus” (1578-1579) de El Greco (1541–1614). Localização: Monasterio de San Lorenzo, El Escorial (Espanha).


“O nome ‘Jesus’ é alimento, luz e remédio. Você tem este remédio para si mesmo, ó minha alma, e ele se oculta na cápsula da palavra, a qual certamente é Jesus, o portador da salvação."
 - São Bernardo, Sermão “De Coena Domini”, citado pelo Bem-aventurado Johann Gerhard
em “On Christ” (Concordia Publishing House, 2009) p. 12.


Cor litúrgica: Branca

Leituras bíblicas:
† Salmo 8
† Números 6.22-27
† Gálatas 3.23-29
† S. Lucas 2.21

Já no oitavo dia de vida de Jesus, seu destino de expiação é revelado em seu nome e em sua circuncisão. Naquele momento, o seu sangue é derramado pela primeira vez e Jesus recebe o nome dado a ele pelo anjo: “Você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.”(S. Mateus 1.21). Na circuncisão de Jesus, todas as pessoas são circuncidadas uma vez por todas, porque ele representa toda a humanidade. No Antigo Testamento, para os crentes que olhavam para as promessas de Deus a serem cumpridas no Messias, os benefícios da circuncisão incluíam o perdão dos pecados, justificação e incorporação ao povo de Deus. No Novo Testamento, São Paulo fala de seu equivalente, o Santo Batismo, como uma "circuncisão não feita por mão" e como "a circuncisão de Cristo" (Colossenses 2.11).

Coleta
Senhor Deus, tu fizeste teu Filho amado, nosso Salvador, sujeito à Lei e o levaste a derramar seu sangue em nosso favor. Concedei-nos a verdadeira circuncisão do Espírito para que nossos corações sejam purificados de todos os pecados; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: The Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House: 2008), p. 1078.

Nenhum comentário:

Postar um comentário