25/01/2013

Festa de São Timóteo, Pastor e Confessor - 24 de janeiro

“Timóteo e sua avó” (1648) de Rembrandt van Rijn (1606-1669)

Cor litúrgica: Branca

Leituras bíblicas
† Salmo 71.15-24
† Atos 16.1-5
† 1 Timóteo 6.11-16
† S. Mateus 24.42-47

São Timóteo tinha cristãos fiéis em sua família. Sua mãe Eunice era uma mulher cristã e também filha de uma mulher cristã chamada Loide (2 Timóteo 1.5). O Livro de Atos dos Apóstolos relata que São Paulo encontrou Timóteo em sua segunda viagem missionária e queria que Timóteo continuasse com ele (16.1-3). Com o tempo, Timóteo se tornou um querido amigo e colaborador próximo do santo apóstolo, a quem Paulo confiou o trabalho missionário na Grécia e Ásia Menor. Timóteo também foi a Roma com Paulo. Segundo a tradição, após a morte de Paulo, Timóteo foi a Éfeso onde atuou como bispo e foi martirizado por volta do ano 97. Timóteo é mais lembrado como um fiel companheiro de Paulo, que prestou um grande serviço entre as igrejas gentílicas.

Reflexão de Valerius Herberger (21 de abril de 1562 - 18 de maio de 1627, pastor e teólogo luterano da Alemanha)

Amados, hoje nós celebramos a comemoração de São Timóteo. Ele nasceu em Listra (Atos 16.2); seu pai era pagão, mas sua mãe, Eunice, nascida israelita, tinha aceitado a fé cristã e entregado seu filho Timóteo para ser criado por sua mãe Loide que também era cristã. Então Timóteo aprendeu o catecismo de sua avó. Vejam queridos pais, que instrução diligente das crianças podem fazer! Agora, uma vez que ele era um bom, excelente pensador, São Paulo o aceitou como seu colega ou capelão, e visto que ele se aprimorava a cada dia, Paulo finalmente o ordenou como bispo de Éfeso, onde também foi morto pelos pagãos furiosos. São Paulo o amava muito, o que podemos ver a partir de ambas as epístolas que escreveu para ele. Em 1 Timóteo 1.2, ele o chama de seu querido filho na fé. A partir dessas duas epístolas, muitas passagens brilham como as estrelas do céu:
  • 1 Timóteo 1.5: “O fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”
  • 1 Timóteo 1.15: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores.”
  • 2 Timóteo 3.12: “Na verdade, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
  • 2 Timóteo 3.16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja competente, capacitado para toda boa obra.”
Visto que São Paulo e São Timóteo eram queridos amigos, foram colocados lado a lado no calendário e também no dia de São Timóteo, o Evangelho de João 15.9-16 é lido, o qual fala de amor e amizade puros.

Oração do dia
Senhor Jesus Cristo, tu sempre tem dado à tua Igreja na terra pastores fiéis como Timóteo, para guiar e alimentar o teu rebanho. Faze todos os pastores diligentes na pregação de tua santa Palavra e administração de teus meios da graça, e concede sabedoria ao teu povo para seguir o caminho que conduz à vida eterna; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House)

Nenhum comentário:

Postar um comentário