24/01/2017

24 de Janeiro: "Dia de São Timóteo, Pastor e Confessor"

           

           Em Listra morava um cristão chamado Timóteo. A mãe dele, uma cristã, era da raça dos judeus, mas o pai dele não era judeu. Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo” (Atos dos Apóstolos 16. 1-2). Este é o relato que o Evangelista Lucas traz a respeito de São Timóteo, um jovem dedicado e fiel - pertencente a uma família cristã - que chamou a atenção do Apóstolo Paulo, a quem se tornou um grande amigo e colaborador.
            Em sua Primeira Carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo o chama de “meu verdadeiro filho na fé” (I Timóteo 1.2). E o aconselha a sempre “conservar sua fé e manter sua consciência limpa” (I Timóteo 1.19). Já em sua Segunda Carta, o Apóstolo Paulo escreve ao jovem Timóteo: “todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus... Lembro de sua fé sincera, a mesma fé que sua avó Loide e Eunice, sua mãe, tinham. E tenho certeza que é a mesma fé que você tem” (II Timóteo 1. 3-5). E em seguida, o encoraja: “não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor de nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao Evangelho” (II Timóteo 1.8).

            Por causa desses registros deixados pelo evangelista Lucas e o Apóstolo Paulo, São Timóteo é lembrado como um fiel servo do Senhor e grande amigo, que prestou um maravilhoso serviço na Igreja Cristã.
            São Timóteo, certamente é um ótimo exemplo de filho, neto, aluno, cristão e amigo. Nele, enxergamos alguém que era nutrido pelo Evangelho e que viveu, com a ajuda do Espírito Santo, este Evangelho. Que nós possamos também ser fiéis e firmes no Evangelho – a Boa Nova da Salvação em Jesus Cristo – assim como foi o jovem Timóteo e, que, assim como ele, dentro de nossas vocações e das mais variadas formas possíveis, possamos também testemunhar Jesus Cristo, nosso Salvador, sem medo ou vergonha. Afinal, “o Espírito nos enche de poder e de amor” (II Timóteo 1.7).


Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministro do SENHOR nas Igrejas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES
No dia de São Timóteo, 2017 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário