31/05/2017

A Visitação de Maria

A Visitação de Isabel por Maria (2005), por Brigid Marlin (1936 - ) - Collection of Christ the King's Priory, Tororo, Uganda.


Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidadezinha da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou a prima Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com voz forte exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu” (Lucas 1,39-45).

Esse texto bíblico nos traz alguns dados importantes para a nossa vida de oração e de vivência da fé, e que precisam ser resgatados. A pressa de Maria significa a urgência da situação. Há situações que não podem esperar. Isabel e Zacarias representam a categoria dos excluídos. Eles tinham idade avançada, e Isabel era estéril. O casal não tinha gerado filho. Naquela época, quem não gerasse filhos era tido como amaldiçoado por Deus e excluído da comunidade, tendo que ir morar nas periferias, nos lugares afastados. A região montanhosa representava lugar de exclusão, mas também da manifestação de Deus, pois ele se manifesta nesses lugares. Assim, a pressa de Maria mostra que é urgente irmos ao encontro de quem está precisando; de quem é marginalizado; daqueles cuja vida corre risco. Entendemos aqui o motivo da sua pressa. Ela nos ensina a urgência da missão, a urgência em socorrer as pessoas que sofrem; a urgência em solucionar determinadas situações que não podem esperar. Não podemos ficar de braços cruzados quando há tantos irmãos e irmãs passando por dificuldades.

Oremos:

Senhor, ajudai-me a perceber as necessidades de meus irmãos e irmãs e a não ser indiferente a elas. Que eu possa me colocar sempre à disposição para servir, indo ao encontro dos que necessitam, dos distanciados e de todos aqueles que se desviam do seu caminho. Dai-me a força necessária para ser, a exemplo de Maria, verdadeiro discípulo missionário. Amém.

Texto extraído do livro: “Em oração com Maria”, de Paulinas Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário