03/06/2017

O que é Pentecostes?



O Domingo de Pentecostes inaugura um novo tempo no Ano da Igreja que se estende até o Dia de Todos os Santos!

Do grego "cinquenta", Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo aos apóstolos no quinquagésimo dia após a Páscoa. Neste dia, adoramos ao Senhor - que dá vida a Sua Igreja - ao decorar a igreja em vermelho e ao enfatizar o trabalho do Santo Espírito.

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem". Atos 2.1–4.

Após o Dia de Pentecostes, o período litúrgico de Pentecostes que vem a seguir relembra-nos a Igreja Antiga, como o Evangelho se espalhou. Durante este período do Calendário da Igreja, focamos no crescimento mútuo na fé na Santíssima Trindade. Verde é a cor que decora o altar, relembrando-nos de que, justamente como as plantas precisam de água e insumo para crescer e viver, assim também nós crescemos apenas se vivermos o nosso Batismo e ao ouvir a Palavra de Deus e receber a Santa Ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário