Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Santo Espírito seja convosco, agora e sempre. Amém.
Dos textos lidos, destaco o seguinte versículo: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus”. Que Deus Espírito Santo guarde essas palavras em vossas mentes e corações para a vida eterna. Amém.
Oremos: “Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém.
Meus caros irmãos, irmãs, hoje quero falar sobre São João Batista. Gosto de lembrar dos santos de Cristo que já estão na eternidade por três razões: 1) agradecer a Deus por ter dado servos fiéis a sua Igreja. 2) garantia de que Deus é o mesmo, assim como Deus atuou na vida de São Batista, Deus também age na tua vida. 3) eles são exemplos de fé e piedade (conforme expresso na Apologia da Confissão, artigo 21).
Hoje não lembramos um evento bom, pelo contrário, lembramos um acontecimento trágico. Hoje lembramos a decapitação de João Batista. São João Batista foi um grande homem e era primo de Jesus. Recebeu de Jesus um testemunho muito positivo: “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista;”
Da vida de João Batista, três pontos devem ser relembrados: 1) nascimento, 2) Missão e Mensagem e 3) sua morte.
- O Nascimento de João Batista foi um milagre de Deus, pois, seus pais eram de idade avançada. No entanto, nada pode ser obstáculo para os planos do criador. Então, Isabel, que era estéril, ficou grávida. João Batista nasceu com uma missão muito especial.
- Missão e mensagem: além de nascer de forma milagrosa, João Batista tinha uma mensagem e uma missão. Sua missão era preparar o caminho para o Messias. Sua mensagem era chamar as pessoas ao arrependimento.
- O terceiro ponto é sobre a morte de João Batista. João Batista foi decapitado. A grande questão é por que? João Batista denuncia o pecado de Herodes que havia casado com a esposa do seu irmão.
Além destes três destaques inicias, também quero destacar as leituras bíblicas reservadas para o dia do martírio de São João Batista. O primeiro texto é o evangelho: Marcos 6.14-29. Este relato nos apresenta a forma como João Batista morreu. Era o aniversário do Governador Herodes e sua enteada dançou na festa. A dança dela deve ter sido muito bonita, que Herodes prometeu dar qualquer presente para a jovem. Ela podia ter escolhido tudo, mas orientado pela mãe, pediu a cabeça de João Batista num prato.
João Batista que fora honrado por Deus com um nascimento especial; que tinha uma mensagem ao mundo, agora estava nas mãos de uma pecadora, duma adultera. Ele não teve um julgamento, ele simplesmente foi morto.
Uma outra leitura que ouvimos foi de Apocalipse 6.9-11. Ouvimos, neste relato, sobre todas as pessoas que morreram por confessarem a sua fé no Cristo. Quantas pessoas morreram por confessar Cristo? Ou, quantas pessoas ainda morrem por se manterem fieis ao Salvador? Foi milhares e milhares de cristão que ficaram com Jesus e não o abandonaram.
Morte de São João Batista que denunciou o pecado, chamou ao arrependimento e abriu caminho para o Salvador. Morte de milhares e milhares de pessoas que mantiveram-se firmes na confissão de fé no Senhor Jesus Cristo.
Aparentemente, poderíamos dizer que são todas mortes injustas. A pergunta que quero fazer é: existe morte feliz e justa? Existe morte bem-aventurada? A minha mãe pede a Deus que não morra com grande sofrimento, será que isto seria uma morte feliz? Se este for o critério, tanto a morte de João Batista, como a dos mártires não foi bem-aventurada.
Retorno a pergunta, existe morte bem-aventurada e feliz? A resposta é: “Sim, existe uma morte feliz.” A resposta vem de outra leitura que ouvimos hoje Romanos 6.1-5. Esta leitura nos liga a Cristo através do Santo Batismo: “ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. ”
Existe sim uma morte feliz e bem-aventurada e isso não tem nada a ver com forma, mas tem a ver com Cristo. |Tem a ver a estar ligado a ELE. João Batista e tantos homens e mulheres que não deixaram Cristo tiveram uma morte feliz e bem-aventurada por causa de Cristo, exclusivamente de Cristo.
Meus caro irmão e irmã, tu não sabes a hora de tua morte e nem como vai ser. No entanto, Tu podes suplicar a Deus para que tenhas uma morte bem-aventurada e feliz, suplicando para que tu morras confiando em Cristo como teu Salvador, pois, quem morre agarrado a Cristo, tem sim uma morte feliz e bem-aventurada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário