19/12/2018

Terceiro Domingo no Advento (Ano C)



“Naquela mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de doenças, de sofrimentos e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então Jesus lhes respondeu:
— Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho.” (Lucas 7.21-22 NAA)

Comentário do professor e missionário Arthur A. Just Jr.:
“Os atos de Jesus que devem ser anunciados a João Batista fazem parte da primeira fase da cristologia lucana, na qual o ensinamento do Messias é confirmado através de seus milagres (cf. Dt 18.21-22). Os milagres são importantes na medida em que apontam para as bênçãos escatológicas do Messias que vêm quando irrompe a nova era de salvação, conforme Isaías profetizou (ver 4.18–19). Ao destacar os milagres, Lucas afirma que o AT está sendo cumprido e certifica que o ensinamento de Jesus é messiânico. Quando os discípulos de João veem as obras de Jesus, deveriam interpretar messianicamente tanto as profecias do AT quanto o ensino e a pregação de Jesus desde seu sermão em Nazaré (4.16-30). Desta forma, o propósito de Lucas no episódio de Nazaré é reiterado aqui. Isto é destacado pela repetição dos milagres de Jesus em 7.21-22, primeiro numa forma narrativa histórica (7.21) e depois no discurso de Jesus (7.22). Esses são os mesmos milagres que Jesus prometeu em seu sermão de Nazaré (4.18-19). Agora, porém, os milagres são mais do que promessas, pois Jesus já os vem realizando há algum tempo, conforme registrado no evangelho de 4.31 em diante”.
JUST JR., Arthur A. Concordia Commentary: Luke 1:1–9:50. St Louis: Concordia Publishing House: 1996. p. 314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário