31/12/2019

Circuncisão e Nome de Jesus (1º de janeiro)


Números 6.22–27
Gálatas 3.23–29
Lucas 2.21


Jesus nos abençoa com seu nome e nos salva com seu sangue

Nosso Deus recém-nascido guarda a Lei por nós e cumpre as promessas de Abraão quando Ele é circuncidado. Assim lhe é concedido “o nome que está acima de todo nome” (Fp 2.9), nome “dado pelo anjo, antes de o menino ser concebido”: Jesus, “o Senhor salva” (Lc 2.21). Em consonância com este Nome e em antecipação à Sua cruz, Ele derrama as primeiras gotas do Seu precioso sangue, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21). A tutela da lei abriu caminho para a liberdade da fé em Cristo Jesus, com uma nova aliança em Seu sangue a ser recebida pela fé, por homem ou mulher, por judeu ou grego (Gl 3.23–28). Seu Nome nos é dado no Santo Batismo, e somos feitos filhos de Deus e “herdeiros de acordo com a promessa”, verdadeiros descendentes de Abraão pela fé (Gl 3.29). Oito dias após a celebração do nascimento de nosso Senhor, um novo “Ano de nosso Senhor” tem início no santo Nome de Jesus e com a Sua bênção. Jesus é o Senhor, e por esse nome somos abençoados (Nm 6.22–27).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Deus, fizeste com que teu amado Filho nosso Salvador, estivesse sujeito à lei, e levaste-o a derramar seu sangue por nós. Concede-nos a verdadeira circuncisão do Espírito para que nossos corações possam ser purificados de todos os pecados; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário