2 Crônicas 24.17–22
Atos 6.8 – 7.2a, 51–60
Mateus 22.34–39
O Cristo nasceu na terra de Judá, mas seu próprio povo não o recebeu. Assim como foi nos dias de Joás, assim também aconteceu nos dias de Herodes e Pilatos. “O Senhor mandou profetas a fim de avisarem o povo que voltasse para ele; porém o povo não deu atenção a eles” (2Cr 24.19). Enquanto Zacarias estava sendo apedrejado, ele clamou: “Que o Senhor Deus veja isto e acerte as contas!” (2Cr. 24.22). Mas o menino Jesus veio salvar e perdoar. Hoje, a Igreja se lembra de Santo Estêvão, o primeiro mártir após a ascensão de Cristo. Sua confissão lembrou os corações e ouvidos teimosos e incircuncisos de Judá que não receberam a “a vinda do Justo” (At 7.51–52). Porém, quando seu corpo estava sendo apedrejado e seu espírito recebido pelo Senhor Jesus, Estêvão gritou: “Senhor, não os condenes por causa deste pecado!” (At 7.59–60). Desta forma ele deu testemunho daquele que também disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). No segundo dia do Natal, nossos pensamentos já estão voltados para a morte expiatória de Cristo que salva rebeldes como nós, e para a visão que Estevão viu: os céus estão abertos para nós, Cristo está reinando à direita de Deus e nenhum pecado, morte ou inimigo pode detê-lo.
ORAÇÃO DO DIA:
Pai celestial, em meio aos nossos sofrimentos por causa de Cristo, concede-nos a graça de seguir o exemplo de Estevão, o primeiro mártir, para que também nós possamos olhar para aquele que sofreu e foi crucificado em nosso favor e orar por aqueles que nos fazem o mal; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Valerius Herberger (1562-1627):
"É um costume antigo e louvável comemorar Santo Estêvão no segundo dia de Natal. Pois assim como as Crianças Inocentes foram os primeiros mártires após o Nascimento de Cristo, assim também Santo Estevão foi o primeiro depois da Ascensão de Cristo a louvar o nosso glorioso rei Jesus com o seu sangue. Nossos precursores costumavam dizer: Heri natus est Christus in munda ut hodie Stephanus nasceretur in coelo. 'Ontem Cristo nasceu no mundo, para que hoje Estêvão pudesse nascer no céu'. Este é o verdadeiro fruto do Nascimento de Jesus Cristo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário