17/02/2021

O Tempo Pascal e o Período da Quaresma


A Páscoa celebra o maior evento da vida de Cristo, sendo a principal celebração dos primeiros cristãos. Visto que a Páscoa é ao mesmo tempo uma data móvel e também uma celebração central do Ano da Igreja, a data da Páscoa influencia o desenrolar do Ano da Igreja. De um modo geral, a Páscoa é observada no primeiro domingo após a primeira lua cheia ou após o equinócio de outono. A data da Páscoa determinará as datas da Quarta-feira de Cinzas, dos quarenta dias (sem contar os domingos) antes da Páscoa, da Transfiguração, do domingo antes da Quarta-feira de Cinzas e também o número de domingos nos períodos da Epifania e após Pentecostes.

Período da Quaresma

Inicia na Quarta-feira de Cinzas
Termina com a oração do meio-dia no Sábado Santo

A ressurreição de Jesus é nossa grande salvação. A Igreja reserva um tempo de preparação para celebrar a Festa da Ressurreição (Páscoa). Em 325 d.C., o Concílio de Niceia documentou a primeira referência ao número específico de dias para a Quaresma: quarenta. Esta preparação de quarenta dias era inicialmente prescrita para os candidatos ao batismo e ficou conhecida como Quaresma. Durante este período, os candidatos eram avaliados em preparação para o Batismo na Vigília Pascal. Mais tarde, esses quarenta dias foram associados aos quarenta dias de Jesus no deserto antes de sua tentação (Mateus 4) e aos quarenta anos que os filhos de Israel passaram no deserto (Números 14.34) e se tornaram um período de preparação para todo cristão.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da observância da Quaresma. Colocar cinzas na testa é um sinal de penitência e uma lembrança da mortalidade humana. Os domingos durante este período não são “da Quaresma”, mas “na Quaresma”. Por isso, os domingos conservam um tom pascal e podem ser menos solenes do que os cultos do meio da semana que as congregações costumam oferecer nesta época. As observâncias da Quaresma são lembretes concretos da solenidade mais acentuada deste período, mas mesmo neste tempo penitencial os luteranos enfatizam a centralidade do Evangelho de Cristo.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 10)

Imagem: Lamb of God, Pure and Holy - Lent Preaching & Worship Resource (Concordia Publishing House)

Nenhum comentário:

Postar um comentário