06/02/2021

Quinto Domingo após Epifania – Ano B (7 de fevereiro de 2021)


Isaías 40.21-31
1 Coríntios 9.16-27
Marcos 1.29-39

Jesus Cristo, o Filho de Deus, faz de nós uma nova criação

Somente o Senhor é “o eterno Deus” e “o Criador dos confins da terra” (Is 40.28). “Ele é o que está assentado sobre a cúpula da terra” e “estende os céus como cortina” (Is 40.22). Todavia, o seu poder onipotente é demonstrado principalmente através da sua misericórdia e compaixão. “Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40.29). O Filho Unigênito do Pai, a própria Palavra por quem todas as coisas foram feitas, se encarnou e tomou sobre si toda a miséria e fraqueza de nosso pecado e morte e carregou em seu corpo até a cruz. Assim como ele morreu por nós, assim também na sua ressurreição dentre os mortos ele nos ressuscita como uma nova criação. Através da pregação desta palavra, o Senhor cura muitos “doentes de todo tipo de enfermidades” e também expulsa os demônios (Mc 1.34, 39). A sua pregação tem continuidade por meio daqueles a quem ele enviou, aos quais foi confiada a responsabilidade de “pregar o evangelho” (1 Co 9.16-17). Deste modo, somos libertos pela Palavra de Cristo e exercemos a nossa liberdade em amoroso serviço ao próximo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor, mantém a Igreja, a tua família, continuamente na fé verdadeira, para que, confiando na esperança de tua graça celestial, possamos sempre ser defendidos por teu imenso poder; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário