05/11/2021

Vigésimo Quarto Domingo após Pentecostes (Próprio 27B) - 7 de novembro de 2021



1 Reis 17.8-16
Hebreus 9.24-28
Marcos 12.38-44

O Senhor nos alimenta e nos provê com tudo o que ele tem

Aqueles que contribuem com “grandes quantias” daquilo que está sobrando, na verdade fazem muito pouco, pois não se pode comprar o favor de Deus com dinheiro. Mas a “viúva pobre” com suas “duas pequenas moedas” confiou a sua vida à misericórdia de Deus, pois “da sua pobreza deu tudo o que possuía” (Mc 12.41-44). Essa fé não decepciona, pois o Senhor é fiel e mediante sua graça dá provisão ao seu povo. Foi assim que a viúva pobre de Sarepta conseguiu alimentar o profeta Elias “durante muitos dias”, bem como a si mesma e sua família, “segundo a palavra do Senhor, anunciada por meio de Elias” (1Rs 17.15-16). O Senhor nos alimenta por sua Palavra, não apenas com o pão de cada dia para este corpo e esta vida, mas também para a vida eterna em Cristo Jesus. “Por meio do sacrifício de si mesmo”, pela oferta de seu corpo e vida e de tudo o que ele tinha, Jesus entrou “no próprio céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus” (Hb 9.24-26 ). Jesus, que é nosso grande Sumo Sacerdote e Santuário de Deus, é também o próprio alimento sacerdotal com o qual somos alimentados.

ORAÇÃO DO DIA:

Deus Todo-poderoso e sempre vivo, que fizeste promessas extraordinariamente grandes e preciosas àqueles que confiam em ti, concede que com tal firmeza creiamos em teu Filho Jesus que nossa fé nunca esteja ausente; através do mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

François-Joseph Navez (Belgian, 1787–1869) - O Óbolo da Viúva (1840)


Nenhum comentário:

Postar um comentário