São Lucas, Evangelista (1625), por Valentin de Boulogne (1591-1632) |
Isaías 35.5-8
2 Timóteo 4.5-18
Lucas 10.1-9
O Senhor nos manda orar ao Senhor da seara para enviar trabalhadores para a sua seara (Lc 10.2). Os campos estão mais parecidos com deserto, onde os chacais costumavam viver (Is 35.6–7), e o Senhor envia seus trabalhadores como cordeiros para o meio de lobos. Mas a Palavra da “Paz” de Cristo cura os enfermos e traz o próprio reino de Deus para perto daqueles que a ouvem (Is 35.5; Lc 10.3-9). São Lucas, o médico amado (Cl 4.14), foi um desses trabalhadores que o Senhor enviou para fazer a obra de um evangelista. Ele preparou diligentemente um Evangelho (a história da obra de Cristo na carne antes da sua ascensão) e os Atos dos Apóstolos (a história da continuação da obra de Cristo no meio da sua Igreja). Tanto o Evangelho de Lucas quanto os Atos dos Apóstolos são dons do nosso Senhor que “subiu acima de todos os céus” (Ef 4.8–12), escritos para Teófilo e para “todos os que amam sua vinda” (2Tm 4.5–8). A tradição sugere que Lucas foi um dos setenta e dois discípulos que Jesus enviou à sua frente, dois a dois. Lucas provou ser um companheiro fiel durante as viagens missionárias de São Paulo, através de muitas provações e cruzes, até chegar a Roma, onde também esteve ao lado do apóstolo Paulo.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-Poderoso Deus, nosso Pai, teu bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico da alma. Concede que o remédio curativo do Evangelho e dos Sacramentos possam afastar as doenças de nossas almas para que, com coração voluntário possamos amar e servi-lo; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário