08/10/2021

Carta à Igreja em Filadélfia

 


Apocalipse 3: 7-13

A Graça de nosso Senhor Jesus T Cristo e o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo sejam com todos!

Filadélfia era uma cidade situada em um vale, por onde passava uma importante estrada. Ali ela foi fundada com a intenção de ser um centro para difusão da língua e costumes gregos. E desde o princípio ela foi muito bem sucedida no seu propósito.

À Igreja Cristã dessa cidade, Jesus, por meio de seu Apóstolo João, se dirige em sua Carta, referindo-se a si mesmo da seguinte forma: “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Apocalipse 3:7). Ou seja, Jesus está olhando para sua Igreja em Filadelfia e dizendo a ela: Minha Filha, você pode confiar em mim, você não precisa ter dúvidas quanto as minhas promessas, pois eu sou o único Santo e Verdadeiro, e possuo como Rei, a autoridade e a chave para abrir e fechar a entrada do Reino de Deus.

Mas, por que Jesus inicia sua Carta a esta Igreja dessa forma? Ora, a Igreja em Filadelfia era uma igreja financeiramente pobre e numericamente pequena. Entretanto, era uma Igreja leal ao Evangelho e mesmo com todas as dificuldades não negava o nome do seu Senhor!

Isto fica evidente nas palavras seguintes de Jesus a ela: “Conheço as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha Palavra e não negou o meu nome” (Apocalipse 3:8).

Agora faz sentido observar Jesus se apresentando a ela como o Santo, o Verdadeiro, o Rei. Pois, pelo fato da Igreja em Filadelfia ser numericamente pequena, financeiramente pobre e fraca diante da sociedade; facilmente Satanás poderia tentá-la de diversas formas para que ela vislumbrasse ser maior, mais forte, mais visível e mais poderosa. No entanto, Jesus procura de antemão deixar claro para ela: “assim está bom”. Afinal, o principal existe na Igreja em Filadelfia: a Palavra de Deus é guardada por ela em toda a sua pureza e o Nome do Senhor não é negado, desprezado ou mesmo deixado em segundo plano. O resto é o resto, se houver mais ou menos, muito ou pouco, isto não é o mais importante. O ponto é: a Igreja em Filadelfia certamente era quase invisível aos olhos humanos, mas era grande e muito bem vista aos olhos do Senhor. E, meus irmãos, no fim das contas, é somente isso que realmente importa.

E vejam como importa! Jesus, na sequencia de sua Carta, revela que a fidelidade da Igreja em Filadelfia será honrada, e isto denota que mesmo ela sendo uma Igreja com pouca força, será uma importante porta de entrada para que pessoas de fora venham a ser alcançadas e rendidas pela Fé Salvadora. Observe: “Eis o que eu farei com alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que se declaram judeus e não são, mas mentem. Eis que farei com que venham até você, prostrem-se aos seus pés e reconheçam que eu amo você” (Apocalipse 3:9).

Se isto já não fosse tamanha benção da parte de Deus, o Senhor promete mais para a sua Igreja em Filadelfia: Você guardou a palavra da minha perseverança. Por isso, também eu o guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra” (Apocalipse 3:10). Isto é, é claro que virão provações das mais diversas, é claro que haverá tribulação, é claro que o sofrimento e a dor também estão presentes. Mas – é o que Jesus está prometendo à Igreja em Filadelfia por ser fiel no que realmente importa – “eu guardarei você!”.

Quer uma promessa maior, mais sublime e mais importante do que essa? “Eu guardarei você!”. Meus irmãos, esta também é uma promessa que Jesus faz a esta Igreja que aqui se reúne? Pensem bem: o propósito de vocês como parte desta Igreja em meio a esta cidade é simplesmente ser grande em número, é ter lucro para desenvolver cada vez mais coisas para si mesma, é ser mais bem vista e reconhecida? Pensem, por favor, em cada evento, em cada projeto, em cada decisão e em cada desejo como Igreja e vejam se o propósito destes é realmente o “guardar da Palavra de Deus acima de tudo, vivendo ela e compartilhando sua mensagem”, e o “não negar do Nome do Senhor, que nada mais é do que estar colocando o Nome dele acima de qualquer coisa, inclusive acima do nosso nome”. Tudo o que vocês fazem, seja no âmbito espiritual, no âmbito social e no âmbito estrutural têm estes propósitos? Se a resposta é “sim”, então descansem no Senhor, pois da mesma forma que ele prometeu a Igreja em Filadelfia, ele também promete a esta Igreja “Eu guardarei você!”. Agora, se há outros propósitos se misturando com esses, ou até tomando o lugar destes, cuidado! Pois o resultado disso, ao contrário da Igreja em Filadelfia, pode ser grandioso e maravilhoso aos olhos humanos, mas terrível aos olhos do Senhor. Portanto, vale muito se manter e conservar aquilo que realmente importa, mesmo que não seja tão esplendido aos nossos olhos.

Na continuidade de sua Carta, Jesus também diz: “Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” (Apocalipse 3:11). Em outras palavras, não perca o que você tem, a Palavra e o Nome do Senhor, conserve-se nisso, para que assim ninguém tome seu lugar no Reino de Deus.

Por fim, conclui Jesus: “Ao vencedor – ou seja, aquele que conservar o que realmente importa até o fim, este – farei com que seja uma coluna no santuário do meu Deus – isto é, uma presença definitiva junto ao Altíssimo – e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome – isto significa que o vencedor será para sempre propriedade exclusiva de Deus e da sua morada eterna. Por isso – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3: 12-13).

Amém!

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Igreja Luterana em Naviraí/MS
07 de Outubro,, 2021 AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário