05/12/2012

Comemoração de João Damasceno, Teólogo e Escritor de Hinos - 04 de dezembro


João Damasceno (ca. 675-749) é conhecido como o grande compilador e sumarizador da fé ortodoxa e último grande teólogo grego. Seu nome de batismo era João Mansur. Nasceu no seio de uma família árabe cristã no ano 675, em Damasco, na Síria. Veio daí seu apelido "Damasceno" ou "de Damasco". Nessa época a cidade já estava dominada pelos árabes muçulmanos, que acabavam de conquistar, também, a Palestina. No início da ocupação, ainda se permitia alguma liberdade de culto e organização dos cristãos, dessa forma o convívio entre as duas religiões era até possível.
Em torno de 716 entrou num mosteiro fora de Jerusalém e foi ordenado sacerdote. Quando o imperador bizantino Leão III Isáurio emitiu um édito em 726 proibindo imagens (ícones), João resistiu vigorosamente. Em seus Discursos Apostólicos argumentou para a legitimidade da veneração de imagens, o que lhe valeu a condenação do Concílio iconoclasta de Hieria (754). João também escreveu defesas da fé ortodoxa contra as heresias contemporâneas. Além disso, ele era um talentoso escritor de hinos (“Vinde, vós, fiéis, cantai triunfantemente!", Hinário Luterano, n.º 99 ) e contribuiu para a liturgia das igrejas bizantinas. Sua maior obra foi a Fonte da Sabedoria, um grande compêndio de fatos de teólogos cristãos anteriores, cobrindo praticamente cada tópico doutrinário. O sumário de João da fé ortodoxa deixou uma marca duradoura sobre ambas as igrejas oriental e ocidental.

Coleta
Ó Senhor, por meio de teu servo João Damasceno, proclamaste com poder os mistérios da fé verdadeira. Confirma a nossa fé para que possamos confessar que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, cantando os louvores do Senhor ressuscitado e para que, pelo poder da ressurreição, também possamos alcançar as alegrias da vida eterna, através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (pág. 981, Concórdia Publishing House)

Nenhum comentário:

Postar um comentário