06/12/2012

Comemoração de S. Nicolau de Mira, Pastor - 06 de dezembro


Dos muitos santos comemorados pela Igreja Cristã, Nicolau († 342 A.D.) é um dos mais conhecidos. Muito pouco é conhecido historicamente dele, embora houvesse uma igreja de São Nicolau, em Constantinopla, logo no século VI. Pesquisas tem afirmado que no século IV havia um bispo com o nome de Nicolau na cidade de Mira, na Lícia (parte da atual Turquia). A partir dessa localização costeira, lendas sobre Nicolau viajaram ao longo do tempo e do espaço. Ele é associado com a caridade em muitos países ao redor do mundo e retratado como auxiliador dos marinheiros, protetor das crianças e amigo de pessoas em perigo ou necessitadas. Em comemoração a “Sinte Klaas” (São Nicolau em holandês; em Inglês é “Santa Claus”), 06 de dezembro é um dia de dar e receber presentes em muitas partes da Europa. (LCMS Worship)

O bispo Nicolau também desenvolveu seu apostolado na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Niceia, no ano 325, onde combateu as heresias de Ário. (Paulinas)

O presbítero ortodoxo Thomas Hopko escreve que o extraordinário em São Nicolau é que não tem nenhuma coisa extraordinária pela qual ele seja conhecido. “Em poucas palavras, ele era um bom pastor, pai e bispo para seu rebanho, conhecido especialmente por seu amor e cuidado para com os pobres. De forma bem simples, ele era um homem divinamente bom." (Winter Pascha, p. 39) É isso. Um santo cuja vida nos lembra que “mais bem-aventurado é dar que receber” [At 20.35]. Um santo através do qual Cristo revela a alegria de uma vida que é "descurvada" do “curvar em si mesmo” e voltada para fora, para os outros, em bondade e amor. (Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri)

Coleta

Todo-poderoso Deus, que concedeste a teu servo Nicolau de Mira o presente perpétuo da caridade. Concede à tua Igreja a graça de tratar com generosidade e amor as crianças e todos os que estão pobres e aflitos e defender a causa dos que não têm auxiliares, especialmente aqueles abalados por tempestades de dúvida e tristeza. Pedimos isso por amor daquele que deu a sua vida por nós, teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Treasury of Daily Prayer, pág. 989, Concórdia Publishing House)

Nenhum comentário:

Postar um comentário