“Sermão de Martinho Lutero” detalhe de um retábulo (1547) de Lucas Cranach, o Velho (1472-1553), na Igreja Santa Maria em Wittenberg. |
"A sabedoria é justificada por suas obras" (Mt 11.19), e a verdadeira sabedoria de Deus, Jesus Cristo, o Filho encarnado, nos justifica por suas obras. Ele prepara o seu caminho pela pregação de arrependimento, mesmo que Ele tenha sofrido a violência da Lei e se entregado voluntariamente aos homens violentos, a fim de que possamos comer e beber com Ele em seu Reino e ficar "para sempre em casa" (Jo 8.35). Ele é "um amigo de publicanos e pecadores" (Mt 11.18-19), e nos resgatou através da sua graça da escravidão do pecado e da morte. Através da proclamação de seu Evangelho eterno "aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo" (Ap 14.6), "se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus" (Rm 3.21), "para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rm 3.26). Ouvindo este Evangelho de Cristo Jesus, "a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé" (Rm 3.25), "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32).
Cor litúrgica: Vermelha
LEITURAS:
† Antigo Testamento: Apocalipse 14.6-7
† Salmo: Salmo 46 (antífona v. 7)
† Epístola: Romanos 3.19-28
† Santo Evangelho: S. João 8.31-36 ou S. Mateus 11.12-19
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-Poderoso e gracioso Senhor, derrama o teu Espírito Santo sobre o teu povo fiel. Mantém-nos firmes em tua graça e verdade, protege e livra-nos em momentos de tentação, defende-nos contra todos os inimigos e concede à tua Igreja a tua paz salvadora; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário