Simão e Judas. Se tivéssemos algumas boas histórias sobre eles, ainda que elas pudessem ser um pouco imaginadas, como histórias dos santos, por vezes, tendem a ser. Isso poderia ao menos fornecer para nós algum exemplo moral importante. “Agora vá e seja como São Simão e/ou São Judas”. Sinto muito, isto certamente não existe. Então, o que é que vamos fazer de São Simão e São Judas?
Não conseguiríamos nada mais inverso fazendo esta pergunta. Pergunta errada. A única boa pergunta é aquela uma que o Senhor, de fato, nos deu a resposta. O que Ele faz de Simão e Judas? Aqui estamos em terra firme. O Senhor os tornou apóstolos. Simão e Judas são nomeados na lista de apóstolos. Eles estavam lá quando Ele instituiu o Santo Ministério, o Santo Batismo, a Santa Ceia e a Santa Absolvição. Não só estavam lá, eles foram instituídos como apóstolos para o ofício do santo ministério. Sem sombra de dúvidas – eles são claramente identificados: Simão, o Zelota - não Simão Pedro - e Judas Tadeu.
- Rev.Dr. Norman Nagel, professor emérito do Concordia Seminary, St. Louis, Missouri (EUA), em Selected Sermons of Norman Nagel: From Valparaiso to St. Louis (St. Louis: Concordia Publishing House, 2004. p. 300, 301)
Nenhum comentário:
Postar um comentário