06/11/2019

Bo Giertz: o verdadeiro arrependimento


"O verdadeiro arrependimento consiste, de acordo com a marcante descrição do catecismo, de três coisas: que confessamos de todo o coração nossos pecados, sentimos tristeza por causa do pecado e desejamos ser libertos dos pecados.

A primeira coisa é confessá-los. Pode demorar um pouco até que Deus me faça confessar um pecado específico. Durante muito tempo, procuro desculpá-lo ou escondê-lo pelas costas dos outros. Mas no final, isso não pode continuar. Eu devo ceder à consciência e à Palavra. Se eu me recuso a fazer isso, toda a minha vida espiritual murcha. Aqui é muito importante ser precavido e honesto na leitura da Bíblia.

A segunda coisa é ter tristeza por causa do pecado. Não é necessário apresentar uma desculpa cortês diante de Nosso Senhor. O arrependimento é sempre uma verdadeira tristeza por ter sido contra Deus. Enquanto isso, é importante lembrar que essa tristeza pelo pecado é muito diferente com diferentes pessoas. Só levará à artificialidade e à desonestidade se tentarmos forçar um certo grau de tristeza. Da mesma forma, deve-se também ter muito cuidado com o guia espiritual que verifica a autenticidade do arrependimento de acordo com o grau de agitação emocional ou mesmo conforme as lágrimas que uma pessoa pode de fato apresentar. Não é correto que alguém será convertido porque chorou satisfatoriamente. Além disso, a inclinação de uma pessoa para lamentar o pecado pode tornar-se uma forma perigosa de jactância espiritual. A pessoa convive com a miséria em vez de lutar resolutamente contra ela.

O sinal mais seguro de um arrependimento sincero nunca é a tristeza pelo pecado, mas meu desejo de ser liberto dele. Uma pessoa arrependida não apenas evita o pecado em si, mas também aquilo que nossos antepassados, em sua linguagem marcante, chamavam de “oportunidades para pecar”, isto é, tudo aquilo que pode se tornar uma tentação naqueles pontos que eu sei, por experiência, que tenho minhas fraquezas: certas companhias, certas leituras, certos lazeres ou trabalhos. Aqui ninguém deve vir com a conversa de que alguém que tem responsabilidade missionária deve estar lá fora entre as pessoas. Isto porque não se pode evangelizar neste tipo de situação sem ter aquela fé que vence o mundo - e tal fé ninguém tem ainda."

Bispo Bo Giertz
(Life by Drowning: Enlightenment through Law and Gospel. Cambridge: The Evangelical Lutheran Church of England, 2013. pág. 12–13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário