24/11/2019

Oração e o Evangelho do dia para a celebração do Domingo do Cristo rei




Oração:
Senhor Jesus Cristo, que reinas entre nós pela Pregação da tua Cruz, perdoa as ofensas do Teu povo a fim de que, sendo governados por tua generosa bondade, entremos afinal em teu paraíso eterno; pois Tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Aclamação do Santo Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Aleluia. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Aleluia.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Proclamação do Santo Evangelho conforme São Lucas
Glórias a ti, Senhor.
 Seguia-o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram. Nesses dias, dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! Porque, se em lenho verde fazem isto, que será no lenho seco? E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele. Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. O povo estava ali e a tudo observava. Também as autoridades zombavam e diziam: Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido. Igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram-lhe vinagre, dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Também sobre ele estava esta epígrafe [em letras gregas, romanas e hebraicas]: Este é o Rei dos Judeus. Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Glorias a ti, ó Cristo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário