03/05/2020

Quarto Domingo de Páscoa - 03 de maio de 2020 (Ano A)


Atos 2.42-47
Salmo 23
1 Pedro 2.19-25
João 10.1-10


O nosso Bom Pastor é o Senhor Jesus Cristo crucificado e ressurreto

Estávamos “desgarrados como ovelhas”, mas o Senhor Jesus Cristo voluntariamente sofreu e morreu por nós, “carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados” (1Pe 2.24-25). Pelas suas feridas nós fomos sarados (1Pe 2.24) e na sua Ressurreição ele nos reúne como nosso Bom Pastor, cuja justiça permite que todos “tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Agora, através de pastores que ele chama e envia em seu nome, Jesus nos guarda e nos mantém nos pastos verdejantes da sua Igreja, levando-nos para junto das águas tranquilas do nosso Batismo e preparando sua Mesa para nós. Através do Evangelho, Jesus nos chamou para sermos suas ovelhas amadas e nós ouvimos e reconhecemos a sua voz na pregação fiel do seu Evangelho e o seguimos pela fé (Jo 10.3, 4). Quando recebemos o seu Evangelho, também temos a unidade de todo o rebanho sob o único Bom Pastor, “na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, Pai misericordioso, visto que despertaste da morte o Pastor de teu rebanho, concede-nos teu Espírito Santo para que, ao ouvirmos a voz de nosso Pastor, possamos reconhecer aquele que chama a cada um de nós pelo nome e segui-lo por onde ele nos levar; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Cristo, o Bom Pastor, por Escola Germânica (1917)

Nenhum comentário:

Postar um comentário