01/05/2020

São Filipe e São Tiago, Apóstolos (1º de maio)


Isaías 30.18–21
Efésios 2.19–22
João 14.1–14


Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai” (Jo 14.8). Filipe ainda não tinha reconhecido que o Pai é glorificado no Filho. O próprio Jesus disse certa vez: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30). Por isso, em seu Nome temos acesso ao Pai. Jesus “é o caminho, a verdade e a vida”; ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14.6). E todo aquele que nele crê fará também as obras que Ele faz e outras maiores fará (Jo 14.12). E assim fizeram Filipe e Tiago, apóstolos sobre cujo fundamento o edifício de Deus é edificado, “sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef 2.19–22). As palavras amorosas de Jesus dirigidas a Filipe e Tiago no Evangelho de hoje, eram as Palavras do Mestre a lhes dizer: “Este é o caminho; andem nele” (Is 30.20–21). Por isso, eles não ficaram com o coração angustiado (Jo 14.1) ao experimentarem o “pão de angústia e água de aflição” (Is 30.20). A tradição diz que Felipe, que no Evangelho de João leva judeus e gregos a Jesus, viajou para a Frígia, onde foi martirizado. Dizem que Tiago, o Menor, filho de Alfeu e cuja mãe Maria estava na crucificação (Mc 15.40), morreu ao ser serrado ao meio. Onde Cristo está, eles também estão, e nós também estaremos (Jo 14.3).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, o teu Filho se revelou a Filipe e Tiago e deu-lhes o conhecimento da vida eterna. Concede-nos reconhecer perfeitamente o teu Filho, Jesus Cristo, como o caminho, a verdade e a vida, e firmemente andar no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Apóstolos Filipe e Tiago a caminho da pregação (1825-1827), por Francesco Hayez (1791-1882).

Nenhum comentário:

Postar um comentário