30/11/2013

As Velas e Coroa de Advento


O tradicional uso de velas de Advento (frequentemente colocadas sobre uma coroa) tem origem incerta. Alguns afirmam que surgiu no leste da Alemanha, antes mesmo da Reforma Luterana. Outros afirmam que surgiu no norte da Alemanha, no século XIX, para comemorar a chegada do Natal, a noite mais fria do ano. Mas certamente, a coroa redonda como nós a conhecemos hoje foi popularizada pelo teólogo e assistente social alemão Johann Hinrich Wichern (1808-1881), fundador de um lar de órfãos em Hamburgo. Em 1839, Wichern colocou quatro velas grandes e vinte pequenas ao redor de uma roda de carroça. Todos os dias uma vela era acesa, sendo que as velas grandes eram acesas aos domingos, como uma forma de ajudar as crianças a do orfanato a vivenciar o Advento.

Quando o costume entrou para as igrejas, a coroa ficou reduzida às quatro grandes velas dos domingos e tornou-se um dos símbolos mais populares usado pelos cristãos durante o período do Advento, tanto nas igrejas quanto nos lares. As velas acesas representam a vinda de Cristo como a luz do mundo (João 1.4-9). Uma vela é acesa em cada domingo do Advento até que a coroa esteja completamente iluminada no Natal.

Visto que o Advento expressa penitência, arrependimento e expectativa diante do retorno de nosso Senhor, o roxo da realeza do Rei que virá é a cor tradicional para este período, a mesma cor utilizada na Quaresma. No entanto, a partir de um costume que vem da Igreja Sueca, muitas igrejas utilizam neste período de Advento a cor azul, que expressa a esperança do retorno de Cristo no Último Dia, no mesmo céu em que um dia ele ascendeu. Por isso, é apropriado escolher as cores das velas de Advento de acordo com a cor dos paramentos utilizados (roxo ou azul).

De acordo com um costume que remonta à época da vigência exclusiva do lecionário histórico anual, muitas coroas de advento trazem uma das velas na cor rosa. Esta vela deve ser acesa no Domingo Gaudete, o Terceiro Domingo no Advento. “Gaudete” significa “Alegra-te!” em latim, e vem de Filipenses 4.4 (“Alegrai-vos! ... Perto está o Senhor”). Dessa forma, uma vela “rosa” que atenua o roxo, é usada para significar “alegria” e “regozijo” neste período com características penitenciais. Mais recentemente, costuma-se incluir também uma vela branca no meio da coroa, chamada de “vela de Cristo”, que é acesa na Véspera do Natal, no Dia de Natal ou também durante os doze dias de Natal (de 25 dezembro a 5 de janeiro).

Uma tradição muito mais recente costuma atribuir um nome e significado específico para as quatro velas do Advento, provavelmente originado em algumas publicidades que vendiam velas do Advento e livretos devocionais. A primeira vela, ou Vela da Profecia, simbolizaria a esperança e expectativa da vinda de Cristo na carne, conforme profetizada no Antigo Testamento. A segunda vela, ou Vela de Belém, recorda como Cristo apareceu em forma humana, humilde, nascendo de uma virgem na insignificante cidade de Belém. A terceira vela, ou Vela dos Pastores, recorda a alegria dos pastores quando partiram depois de terem visto o menino Jesus na manjedoura. A quarta vela é Vela dos Anjos, lembrando a milícia celestial que anunciou a boa nova do nascimento de nosso Salvador.

Um comentário: