30/11/2013

O jejum no Advento


O Advento começa com o pôr-do-sol esta noite. Visto que é um dos períodos penitenciais da Igreja, o jejum é sempre apropriado durante o Advento. Algumas sugestões: lembre-se das palavras de João Cassiano (370-435 d.C.) de que "os Pais tinham uma regra invariável de jejum: pare de comer antes de se fartar”; prefira refeições simples; visto que quarta-feira e sexta-feira são dias penitenciais, talvez nesses dias coma apenas um café da manhã leve e em seguida pule o almoço e após o pôr-do-sol faça um jantar simples, porém normal; as Têmporas no Advento cairão na quarta-feira, sexta-feira e sábado após o Domingo Gaudete [3º Domingo no Advento].

Os luteranos, diferentemente de outros cristãos litúrgicos, não observam uma distinção de carnes - consequentemente, não há alimentos que consideramos “proibidos” durante estes dias, visto que confessamos alegremente que todas as coisas que Deus criou são boas e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças [1 Tm 4.4]. Contudo, a moderação na comida e bebida - algo que convém sempre praticar! - é seguramente fortalecida durante períodos em que praticamos a “redução” - ou seja, passamos fome um pouquinho. Além disso, visto que o objetivo da abstinência não é somente educar o corpo, mas muito mais proporcionar tempo extra para a oração e dinheiro para esmolas (o que você não comer naquele dia, você pode doar!), uma sugestão é passar o tempo do almoço ou café da manhã que você se absteve, orando a Litania e alguns Salmos, e aumentar propositadamente sua doação para caridade, especialmente para aquelas causas que visam alimentar os famintos.

Novamente, ao contrário de outras tradições litúrgicas, os luteranos com toda certeza não precisam consultar nenhum “pai espiritual” sobre tais assuntos - em vez disso, devotamente, intencionalmente e na sua liberdade cristã dada por Deus, adote qualquer prática que você acha que cairá bem para você nestes dias. Acima de tudo, organize a bagunça - crie algum oportunidade em sua vida durante estes dias de preparação para o Espírito Santo fazer a sua jubilosa obra através da Palavra e do Sacramento. Faça um esforço especial para comparecer aos cultos especiais. Em cada dia leia sua Escritura e aprecie a magnífica festa que a Igreja em seu amor coloca diante de você nestes dias santos. Você virá para a Festa de Natal com um coração sereno e alegre.

Dois avisos a alguns leitores: ortodoxos e católicos romanos não precisam dizer que isso está tudo errado. Sabemos o que pensam sobre tais assuntos. Deus abençoe o vosso próprio tempo de preparação, porém não nos prendemos às vossas observâncias, as quais nós absolutamente não confessamos.

Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri. (Traduzido de Weedon's Blog, 26.11.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário