08/11/2013

Staupitz: “pai em Deus” de Lutero

Johann von Staupitz (ator Brunon Ganz) e Lutero (Joseph Fiennes) no filme “Lutero” (2003) dirigido por Eric Till.
Johann von Staupitz morreu em 28 de dezembro de 1524, mas sua comemoração na Igreja Luterana foi movida do período de Natal e vinculada a esse tempo, em novembro, antecedendo os aniversários dos reformadores Martin Chemnitz (9/11) e Lutero (10/11).
Martinho Lutero descreveu Staupitz como seu “pai em Deus” e certa vez disse: “Se não fosse pelo Dr. Staupitz eu teria afundado no inferno”. Isso porque quando Lutero se perguntava “Quem pode amar um Deus irado que julga e condena?” e nada lhe trazia paz, apesar de todas as suas intercessões, o principal auxílio e conforto em meio a essas angústias e provações (anfechtungen, em alemão) veio de Johann von Staupitz, que recomendou Lutero a olhar para as chagas de Cristo, pois ali está o amor de Deus.
Staupitz também recomendou que Lutero se tornasse um pregador, a fim de que, confortando a outros, ele próprio seria confortado; estimulou Lutero a obter um doutorado em teologia e assumir a cadeira do ensino da Bíblia na Universidade de Wittenberg. Diante de tamanha responsabilidade, Lutero sentiu-se incapaz e alegou que tanto trabalho acabaria matando-o, ao que Staupitz teria respondido: “Não se preocupe com isso, Deus também tem bastante trabalho no céu para homens inteligentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário