05/11/2013

Cristo tomou sobre si o meu pecado

"Crucificação" (1550), Marcello Venusti (c. 1512-1579)
Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação”. (Romanos 4.25)
Quando olho para os meus pecados, eles me sufocam. Por isso devo olhar para Cristo, que tomou sobre si os meus pecados e se tornou bênção. E agora, os pecados não estão mais sobre minha consciência, mas sobre Cristo, a quem procuram sufocar. Vejamos, então, o que os pecados fazem com Cristo. Derrubam-no e o matam. Ó Deus, que é feito de meu Cristo e meu Salvador? Eis que Deus o traz para fora e o ressuscita. E não só lhe dá vida, mas também assento no céu, e faz com que tenha domínio sobre todas as coisas. E que foi que aconteceu com o pecado? Está pendurado na cruz. Se confio nisso, tenho, a exemplo da Cristo, uma consciência feliz, pois estou livre do pecado. Que a morte, o diabo, o pecado e o inferno se atrevam a me fazer algum mal! Na medida em que estou em Adão, certamente podem fazê-lo; terei de morrer em breve. Mas Cristo tomou sobre si o meu pecado e morreu por causa do mesmo, de sorte que não pode me fazer mal. Pois Cristo é forte demais para eles. Eles não conseguem segurá-lo. Cristo vem para fora e os deixa deitados no chão. Sobe aos céus, leva cativo o pecado e toda desgraça, e dos céus domina sobre tudo para todo o sempre. Assim tenho uma boa consciência, sou feliz e estou salvo, não tenho mais medo nenhum desses tiranos, pois Cristo tomou o meu pecado e o levou sobre si. Mas eles não podem ficar sobre Cristo.

-- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário