06/11/2013

Da Recepção do Sacramento do Altar

"A Última Ceia" (1570), Fray Nicolás Borrás (1530-1610)
A pessoa que deseja participar do santo sacramento deve apresentar ao Deus todo-poderoso uma alma vazia, livre e faminta.
Por isso, o melhor preparo de todos é aquele em que a pessoa está pior preparada, ou seja: quando a pessoa se sente totalmente infeliz, miserável e carente de graça. Nisso e com isso ela está aberta para a graça de Deus e melhor preparada para recebê-la.
Mas, então, a pessoa deve esforçar-se por participar do sacramento com uma fé perfeita, ou toda a fé possível, e Ter a mais firme convicção de que no sacramento receberá a graça de Deus. Porque uma pessoa recebe tanto quanto acredita que vai receber, razão por que somente a fé é o maior e melhor preparo.
Nessas palavras, você deve fundamentar seu faminto coração e nessa promessa da verdade divina deve confiar e, com isso em mente, participar do sacramento, implorando a Deus e dizendo: “Senhor, é bem verdade que não sou digno de que o Senhor entre em minha casa. Todavia, sou necessitado e preciso de sua ajuda e graça, para que também eu possa ser salvo. Assim, venho fiado apenas nas amáveis palavras que acabei de ouvir, nas quais o Senhor me convida a tomar assento à sua mesa. Querido Senhor, sua palavra é a verdade, dela não duvido e, assim sendo, como e bebo à sua mesa. Que me seja feito conforme sua vontade e palavra. Amém”.
Isso se chama participar dignamente do sacramento.

-- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário