01/11/2013

Santos: mais que uma 'lista sucinta'

A Igreja Luterana é sucinta no número de santos? De acordo com alguns padrões, até parece ser. Há outras denominações cristãs que têm ao menos um santo (ou mais) para cada dia do ano. A lista luterana, representada pelos santos incluídos na tabela de “Festas e Festivais” e a lista de “Comemorações” no Lutheran Service Book, não é tão extensa [Confira também a lista de Festas nas páginas 909-912 do Hinário Luterano da IELB]. As “Festas e Festivais” apresentam-nos cerca de duas dezenas de nomes e as "Comemorações” acrescentam uma centena a mais de nomes. Essas pessoas são os únicos verdadeiros santos na história da Igreja Cristã?
Certamente que não!
[...]
O Dia de Todos os Santos e o mês de novembro que se inicia nos convidam a celebrar os santos das épocas passadas, a participar em fé com os do tempo presente e alegrar-se com a antecipação das gerações de santos ainda por nascer, que manterão e passarão adiante a fé até o fim dos tempos na terra.
Certamente não é uma “lista sucinta”!

Saiba mais no artigo Saints: More Than a ‘Short List’ (Santos: mais que uma 'lista sucinta') do Rev. Gregory J. Wismar, publicado na revista Lutheran Witness, vol. 127, nº 11, em novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário