14/06/2020

Segundo Domingo após Pentecostes - 14 de junho de 2020 (Ano A – Próprio 6)


Êxodo 19.2–8
Salmo 100
Romanos 5.6–15
Mateus 9.35-10.8 (9–20)


O Senhor nosso Deus nos salva com amor e cuida de nós pelo ministério de seu Evangelho

O Santo Deus Triúno “prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8), ímpios e inimigos dele (Rm 5.6,10). O Filho encarnado nos justificou pelo seu sangue e nos reconciliou com seu Deus e Pai (Rm 5.9–10). Ao passo que o pecado e a morte se originaram com Adão, o perdão e a vida se tornaram abundantes para todos os seus descendentes “por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” (Rm 5.12–17). Assim como o Senhor tirou Israel do Egito, assim também nos traz a Ele pelo Evangelho e faz de nós “um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êx 19.6) mediante nosso batismo em Cristo.“Tudo o que o SENHOR falou” (Êx 19.8), Cristo fez por nós. Assim como Cristo “subiu para encontrar-se com Deus” mediante sua cruz e ressurreição, assim também nos leva como “sobre asas de águia” para perto do Pai (Êx 19.3-4). Jesus também não nos deixa aflitos e exaustos “como ovelhas sem pastor” (Mt 9.36), mas nos envia seus trabalhadores com autoridade “para curar todo tipo de doenças e enfermidades” através do perdão dos pecados (Mt 10.1). Na proclamação do perdão, sabemos “que está próximo o Reino dos Céus” (Mt 10.7).

ORAÇÃO DO DIA:


Todo-poderoso, eterno Deus, que pela Palavra de teus apóstolos e profetas proclamaste para nós a tua vontade salvadora, concede-nos fé para crermos em tuas promessas, a fim de recebermos a salvação eterna; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Reaping the Harvest, por Nathan Greene (nathangreene.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário