22/07/2020

Santa Maria Madalena (22 de julho)



Provérbios 31.10–31
Atos 13.26–31
João 20.1–2, 10–18

Mulher virtuosa, quem a achará?” (Pv 31.10). O amor do Senhor não procura aquilo que é agradável. Em vez disso, seu amor buscou pecadores e se entregou por eles, purificando-os, para apresenta-los a si mesmo como uma noiva imaculada (Ef 5). Cristo não teve uma esposa na terra, pois sua noiva é a Igreja – a assembleia de pecadores perdoados e resgatados por sua morte e ressurreição. Nesta Igreja está Santa Maria Madalena, uma das testemunhas que tinham acompanhado Jesus da Galileia para Jerusalém (At 13.31). O Senhor a resgatou do poderio de sete demônios e ela ajudou Jesus e os seus discípulos com os seus bens (Lc 8.2–3). Tradicionalmente, os cristãos têm associado Maria Madalena com a mulher penitente anônima, que teve seus muitos pecados perdoados pela fé e, por isso, ela muito amou, ungindo os pés de Jesus (Lc 7.36–50). Ela estava lá na morte de Cristo, estava presente em seu sepultamento e foi honrada como a primeira testemunha de sua ressurreição. É muito provável que naquela manhã da ressurreição, Maria Madalena tenha se agarrado a Jesus ali no jardim, com medo de perdê-lo novamente, mas o Senhor pediu que ela não o detivesse, pois ainda não tinha subido para seu Pai e nosso Pai (Jo 20.16–18), “acima de todos os céus, para encher todas as coisas” (Ef 4.10). Até o momento atual, Jesus Cristo pode ser ouvido através da Palavra de suas testemunhas e se faz presente corporalmente na sua Santa Ceia, para que a graça seja muito mais abundante (Rm 5.20), não só como foi para Maria Madalena, mas para todo penitente “que teme o Senhor” (Pv 31.30).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, teu Filho Jesus Cristo restaurou Maria Madalena à saúde e chamou-a para ser a primeira testemunha de sua ressurreição. Cura-nos de todas as nossas enfermidades e chama-nos para conhecer a ti no poder da vida eterna do teu Filho; pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário