02/07/2020

A Visitação (2 de julho)



Isaías 11.1–5
Romanos 12.9–16
Lucas 1.39–45 (46–56)


Hoje a casa de Zacarias está pronta para louvar: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1.68). As Escrituras se cumpriram: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes brotará um renovo” (Is 11.1). Mas quem poderia levantar um rei de uma linhagem acabada? Somente o próprio Senhor! Ele não será um filho da vontade humana, mas será o Descendente da mulher (Gn 3.15). A Palavra do Senhor fez isso, e assim todos são abençoados nele. A saudação da bem-aventurada Maria fez com que João estremecesse de alegria no ventre de Isabel (Lc 1.41). Isabel e seu bebê se alegraram com o que a Palavra produziu: “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor” (Lc 1.45). Da mesma forma, também nos alegramos com os que se alegram (Rm 12.12–15), pois nossa alegre esperança é o Senhor que nos visitou para redimir, não apenas uma cidade em Judá, mas todo o mundo caído (Lc 1.39). O Espírito Santo revela onde a salvação pode ser encontrada: no bendito fruto do ventre de Maria. E toda a Igreja se alegra, dizendo: “É o meu amado! Vejam! Aí vem ele” (Ct 2.8).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, tu escolheste a Virgem Maria para ser a mãe de teu Filho e tornou conhecido através dela o teu gracioso afeto para com os pobres, humildes e desprezados. Concede que possamos receber a tua Palavra com humildade e fé, e assim nos tornemos um com Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário