12/07/2020

Sexto Domingo após Pentecostes – 12 de julho de 2020 (Ano A – Próprio 10)


Isaías 55.10-13
Salmo 65.(1-8) 9-13
Romanos 8.12-17
Mateus 13.1-9, 18-23


A pregação da Palavra de Cristo produz frutos de fé e amor
Assim como a chuva e a neve descem dos céus” e “regam a terra e a fazem produzir” (Is 55.10), assim também a Palavra de Deus realiza o seu propósito, concedendo alegria e paz mediante o perdão dos pecados e produzindo frutos de fé e amor naqueles que são chamados por seu nome. Jesus Cristo, a Palavra encarnada, estabeleceu o nome do Senhor como um “sinal eterno, que nunca se apagará” (Is 55.13). Ele abre os nossos ouvidos para ouvir, nossas mentes para compreender e nossos corações para crer na sua Palavra, a fim de que o Maligno não venha e a tire de nós. Por isso, Jesus transforma nossos corações pedregosos em terra boa, que “frutifica e produz” porque se apega ao Evangelho (Mt 13.23). O próprio Jesus é o primogênito de todos os que “receberam o Espírito de adoção” (Rm 8.15). Como filhos de Deus, “guiados pelo Espírito de Deus”, não vivemos atemorizados, mas clamamos com fé ao Pai Celeste (Rm 8.14-15). E, se sofremos com Cristo, o Filho amado, é “para que também com ele sejamos glorificados” (Rm 8.17).

ORAÇÃO DO DIA:

Bendito Senhor, visto que fizeste que as Escrituras Sagradas fossem escritas para nosso ensino, concede que possamos ouvir, ler, observar, estudar e internamente digeri-las, a fim de podermos abraçar e sempre manter firme a bendita esperança da vida eterna; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: The Sower of the Seminary (Edward Riojas, 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário